Entre no espírito do Halloween com a gente e conheça lugares assombrados no Brasil e no mundo. Você tem coragem?
Se você é fã de histórias de arrepiar, em grande parte verídicas, esse post é a sua cara! Aqui no blog, nós já contamos um pouquinho sobre as tradições de Halloween. Mas é claro que as histórias sobre assombrações não poderiam ficar de fora, certo?
Por isso, selecionamos seis lugares no Brasil e no mundo que te deixariam de cabelo em pé. Será que você teria coragem de conhecer alguma delas? Por segurança, é melhor já deixar as luzes acesas!
Esse é um dos locais assombrados mais notórios de todo o mundo! Inicialmente, a Penitenciária Eastern State foi a primeira de seu tipo, com celas solitárias. Há relatos de que os prisioneiros não só ficavam completamente sozinhos, como tinham um capuz preto colocado em seus rostos para que nem sequer vissem outro humano – o que fazia muitos enlouquecerem.
Acredita-se que os relatos paranormais acontecem desde a década de 40, mas a prisão foi de fato desativada apenas em 1970 e, depois, as aparições se intensificaram. Entre as histórias, são citadas figuras que desaparecem quando abordadas, barulhos de passos e vozes em corredores vazios, e a sinistra risada que sempre se origina na cela 12.
Você teria coragem de entrar em um hospital com fama de mal assombrado? Pois há quem se recuse a entrar no hospital Groote Schuur, já que a construção de 1938 tem fama aterrorizante. Diversos pacientes dão relatos assustadores sobre o local, citando passos e barulhos à noite que não podem ser explicados.
Além disso, conta-se a história de que uma enfermeira que cometeu suicídio permanece pelos corredores. Há também o relato de uma moça de cinza, a qual acreditam ser Santa Fátima, que acompanha a equipe de enfermagem do local.
Atração turística muito visitada no país, o castelo de Edimburgo é famoso não só por sua relevância histórica, mas também por ser assombrado!
A construção foi feita no século 12 e por milhares de anos abrigou a família real escocesa. Dessa forma, o lugar foi palco do nascimento de reis, mas também sofreu bombardeios, aprisionou inimigos que eram torturados de forma horrível, foi palco de julgamento de mulheres consideradas bruxas e por aí vai… Bem tranquilo, né? 😅
A lenda mais conhecida do lugar conta que um tocador de gaita de foles acabou descobrindo túneis escondidos que ligavam todo o castelo pelo subterrâneo. Ele foi enviado para explorar essas conexões, mas nunca retornou… e por isso, é possível ouvir uma gaita de foles tocando pelo castelo de pedras.
Há quem diga que o Theatro Santa Rosa, localizado no centro de João Pessoa, é assombrado desde que foi construído, em 1889.
Pesquisando, é possível encontrar várias notícias com relatos de funcionários que afirmam ter presenciado situações fantasmagóricas, como um vulto na última fileira do teatro que desapareceu abruptamente. Ou uma senhora sentada nos camarotes, acompanhando o trabalho das faxineiras. Ou o piano sendo tocado durante a noite e, que quando averiguado pelo segurança, estava fechado e coberto.
Sem contar os sussurros e os barulhos que não podem ser explicados! E você, teria coragem de assistir a uma peça de teatro aqui?
A história conta que a singular construção um dia foi a casa do casal Fernandes, morto em um trágico acidente na própria rua. Assim, sua única filha se tornou órfã e ficou sob a tutela do advogado da família. Infelizmente, a criança foi maltratada por ele e viveu por anos presa na torre mais alta do tal castelinho.
Não se sabe ao certo como a garota faleceu e, aqui, a lenda ganha força. Acredita-se que o seu fantasma assombra o lugar, em busca de vingança. Moradores dizem ver vultos inexplicáveis e escutam barulhos, como risadas de uma criança.
A Mina da Passagem, na cidade de Mariana, também está entre os lugares mais assombrados do país.
Durante muitos anos, ela foi uma das maiores minas de ouro do Brasil. Mas tudo mudou na década de 30, quando uma grande inundação matou mais de 15 trabalhadores afogados.
Hoje, a visitação do espaço é totalmente turística, mas dizem ser possível escutar barulhos de sinos e correntes – o que se acredita ser para afugentar os visitantes para longe das riquezas que ali ficaram.
Há também o relato de que o Capitão Jack, um dos antigos donos da Mina, ainda vaga pelo lugar. Ele teria morrido durante uma das explosões usadas para abrir mais túneis e, hoje, cavalga pelos corredores soltando faíscas.
E aí, qual desses lugares assombrados você toparia conhecer de perto? O Halloween é uma festa muito querida nos Estados Unidos, sendo um excelente momento para revisitarmos lendas e histórias locais – mesmo que elas não nos deixem dormir à noite.
Se você curtiu esse conteúdo, aproveite a visita ao blog da Times e confira também quais são os melhores episódios de Halloween pra você celebrar a data. 😉