Entenda o que são os relative pronouns no idioma e aprenda como usá-los de forma correta, sem neura!
Você conhece os relative pronouns em inglês? Essas palavrinhas são muito importantes para garantir coesão e coerência à sua fala e ao seu texto. Isso porque elas são responsáveis por conectar duas frases e tornar a mensagem clara a quem a recebe. Que tal saber mais sobre o tema? Acompanhe a explicação que preparamos para você!
Chamadas de pronomes relativos, essas palavras são responsáveis por ligar informações dentro de uma frase. Ao resgatar algo que já foi dito, elas evitam a repetição de um termo e deixam a frase mais clara e objetiva. Dessa forma, os relative pronouns são o sujeito ou o objeto do verbo presente em uma frase. Veja exemplos:
The girl whose car is blue always parks here!
A garota cujo carro é azul sempre estaciona aqui!
The books that are on the couch are mine!
Os livros que estão no sofá são meus!
Curiosidade 🙂Os pronomes relativos em inglês também podem ser usados como pronomes interrogativos. Para muitos alunos, as palavras listadas acima também são conhecidas como question words, uma vez que podem ser usadas para fazer perguntas. |
Quando falamos sobre pessoas, usamos o pronome relativo “who”. Nesse caso, ele será o sujeito de um verbo. Em português, ele é representado pelos pronomes que, quem e o qual.
This is the actor who played the original voice.
Este é o ator que fez a dublagem original.
The woman who called earlier was asking to speak to you.
A mulher que ligou mais cedo estava pedindo para falar com você.
Já “which” é usado quando nos referimos a animais ou objetos. Em português, ele se aproxima dos pronomes que, o qual e a qual. Veja exemplos:
Mom will decide which dish we’ll have for Thanksgiving.
Minha mãe decidirá qual prato teremos para o Dia de Ação de Graças.
The dress which I saw at the store was pink.
O vestido que eu vi na loja era cor de rosa.
Esse também é um pronome relativo, mas ele assume o papel de objeto do verbo. Dessa forma, ele tem a função de indicar a possessão de algo, ou seja, que algo é de alguém. Em português, seria correspondente a cujo, cuja, cujos e cujas.
Anitta is the singer whose song was the most streamed ever!
Anitta é a cantora cuja canção teve mais streams na história!
Érick Jacquin is a chef whose catchphrases are known to everyone.
Érick Jacquin é um chefe cujas frases de efeito são conhecidas por todos.
Por fim, o pronome “that” pode ser usado nas mesmas situações em que usamos “who” ou “which”. Vale lembrar que ele não pode ser usado depois de vírgulas e preposições.
This is the actor that played the original voice.
Este é o ator que fez a dublagem original.
The dress that I saw at the store was pink.
O vestido que eu vi na loja era cor de rosa.
Viu como é tranquilo? Para arrasar ao usar os relative pronouns em inglês, esteja atento ao que o verbo da oração se refere. É uma pessoa? Um objeto? Uma característica possuída por algo ou alguém? Assim, você saberá qual usar corretamente!
Se você está aprendendo inglês, aproveite a visita ao nosso blog e venha conferir outros posts que podem te ajudar nessa missão:
12 expressões em inglês para você usar no dia a dia
12 Phrasal Verbs com TAKE – Aprenda a usá-los corretamente!
E acompanhe nossas redes sociais! Sempre trazemos dicas e memes lá no nosso Instagram para te acompanhar rumo à fluência.