Para início de conversa temos que entender as nossas condições antes de nos propormos a mergulhar em um curso de Inglês. Analisar os fatores como: tempo, disponibilidade, motivação e principalmente nível de dificuldade. Você possui facilidade em aprender um novo idioma? Não se preocupe, não é um bicho de sete cabeças. Confira uma seleção que facilitará o seu aprendizado:
Adapte o seu cotidiano à essa nova língua. Imagine que você não é mais brasileiro e sim um nativo americano. Sua vida, em cada mínimo detalhe será em inglês. Mergulhe profundamente no universo da língua.
Filmes, séries, livros, música, aplicativos... Opte por consumir todos os conteúdos do seu cotidiano traduzidos para este idioma.
Procure entrar em páginas de humor que estejam em inglês ou que retratem situações engraçadas dos países falantes.
Entender o humor local te faz ter maior assimilação da língua e de como as pessoas daquele país se comportam.
Liste palavras que não costuma usar com frequência em seu cotidiano, como por exemplo "Paralelepípedo". Traduza-as para o inglês. Com isso, você aumentará o seu vocabulário de maneira descontraída. Confie em nós, você nunca sabe quando precisará usá-las, então esteja sempre pronto.
Essa é a hora em que você contata aquele amigo bilíngue que já tem bastante experiência com a língua, o convida para um café ou até uma vídeo conferência e se empenha em se comunicar da melhor forma.
O que acha de unificar dois interesses mutuamente? Em outras palavras: cozinhe usando receitas em inglês, procurando conhecer quais são os nomes dos ingredientes que tanto utilizamos, em inglês.
Sem pestanejar, qualquer situação do seu cotidiano pode ser traduzida para o Inglês, portanto, pratique até consigo mesmo. Narrando sua rotina, ou quem sabe até dialogando com o espelho para perder a vergonha.
Embora possam te interpretar de uma forma curiosa, se expresse abertamente e diga que está lapidando o seu conhecimento.
Investir em um intercâmbio é a melhor opção para experienciar o pacote completo, ou seja, ser estimulado a pensar, entender, responder e agir como um nativo americano. Mergulhe profundamente no processo de aprendizagem que te dará em troca uma série de histórias para contar.
O autoconhecimento é extremamente importante em vários âmbitos. Na hora de aprender um novo idioma, principalmente.
Ter conhecimento do seu nível de domínio é imprescindível para que a partir dele, seu estudo possa ser aprimorado até atingir a fluência.
Para concluir, o combustível principal para se tornar bilíngue.
Traçar metas é importante em qualquer segmento de nossas vidas. Precisamos além de almejar, por em prática.
"Por que eu tenho vontade de aprender a falar inglês?"
Estabeleça o principal motivo que te faz ter força de vontade, seja ele um intercâmbio, uma oportunidade de trabalho ou até um sonho de criança de morar fora. Este será o motivo que deverá estar em sua mente todas as vezes que sentir vontade de desistir ou todas as vezes que estiver em dúvida se está no caminho certo. Portanto, mapeie tudo. Escreva: onde gostaria de trabalhar, estudar, morar e até onde gostaria de tomar um café. Faça um mapa de como será a sua vida quando estiver fluente.
Agora é a hora: Leia o post que te mostra como se organizar para estudar inglês, e decole.