Aprender inglês ouvindo e falando para algumas pessoas, parece impossível. Cada vez mais o domínio da língua tem sido requerido por empresas e até mesmo por universidades. Como as estruturas de trabalho mudaram, as pessoas viajam por todo o mundo obtendo lucro das mais inúmeras formas. Em suma, a demanda por novos idiomas aumentou, principalmente a língua inglesa. Há quem pense que aprender um novo idioma de forma efetiva é uma atividade voltada apenas para alguns. Por outro lado, existem formas descomplicadas de aprender uma nova língua. Separamos alguns passos muito úteis para aprender inglês de uma forma diferente.
De repente, surgiu uma entrevista do seu ídolo para um programa americano que não conta com legendas em português. Imagine que você já possui contato com a língua, porém está longe de ser fluente. A reação esperada é que feche o vídeo até que as legendas estejam disponíveis, certo? Porém, ao contrário do que você imagina, para que possa compreender o que está sendo dito, não é necessário que saiba a tradução literal de todas as palavras.
Um bom começo é treinar, assistir à entrevistas em que geralmente as pessoas falam mais rápido e com sotaques específicos, dependendo de suas nacionalidades. Ao compreender algumas palavras dentro do contexto, você começará a ter idéia do que está sendo dito. A partir dessa prática poderá aumentar o seu vocabulário enquanto treina a sua capacidade de compreensão e assimilação da fala alheia. Não é necessário que entenda absolutamente tudo o que está sendo falado, mas sim que tente ter uma idéia geral do que está sendo dito.
Uma das dicas que você mais encontra à respeito do inglês, é traduzir tudo. Ou seja, cada ínfima atitude sua, desde tomar um copo d'água, deve ser traduzida. Mas como realizar essa preciosa dica sem que você cause estranhamento alheio? De forma simples e descomplicada, você estabelece diálogos mentais consigo mesmo durante o dia inteiro sem que perceba. O simples ato de tomar uma decisão incide em uma conversa mental, antes de que alguma medida seja tomada. Perceba.
Em outras palavras, não será uma tarefa impossível para você, expressar para si mesmo em sua mente o que você está fazendo em um dado momento. Por exemplo, ao sentir fome, diga a si mesmo mentalmente: "I'm feeling hungry, I think I have to eat something". Traduzindo: "Estou com fome, acho que preciso comer alguma coisa". Se aplica a toda e qualquer situação. Pratique!
Através desse artigo, você conheceu os dois passos essenciais para aprender inglês ouvindo e falando, de maneira gradativa e descomplicada. Para que o seu aprendizado seja ainda mais efetivo, conte com a escola de inglês que pensa em você. Horários flexíveis, turmas reduzidas, método exclusivo e muito mais! Junte-se à Times!