Você sabe quais são os termos em inglês usados por TI? Confira agora tudo o que você PRECISA saber antes de entrar nessa profissão!
Quem já trabalha na área sabe que existem muitos termos em inglês usados por TI. Por isso, se você está entrando nesse universo agora – ou considerando entrar – é bom saber que o inglês será essencial!
É claro que muitos desses termos em inglês usados por TI são bem específicos da área. Assim, você pode só tentar aprendê-los. Mas, vale destacar que cada vez mais estão surgindo vagas internacionais para esse setor. Sendo assim, saber inglês de verdade pode mudar sua vida. Já imaginou ganhar em dólar ou euro?
Então vamos aprender um pouco mais sobre esses termos?
Existem alguns termos básicos que já fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas. Alguns deles são:
analytics → analítico;
application → aplicação
backup → cópia de segurança
business to business (B2B) → negócios entre empresas
business to customer (B2C) → negócios para o cliente
dashboard → painel
database → base de dados
datacenter → central de dados; ambientes especificamente projetados para armazenamento de dados.
hardware → todo componente físico, interno ou externo, do computador ou celular, que determina do que um dispositivo é capaz e como você pode usá-lo.
software → conjunto de sistemas que processa dados de um computador ou dispositivo móvel.
update → atualização
Porém, como dissemos no começo, existem muitos termos de inglês usados por TI. Aqui, vamos explicar um pouquinho mais sobre cada um.
Significa “taxa de bit disponível”. Na área de TI, o termo é usado para denominar a quantidade média de dados transferidos por unidade de tempo.
Significa “código americano padronizado de intercâmbio de informações” e é o conjunto internacional de caracteres com valores decimais que o computador pode elaborar.
Esse termo nomeia a rede principal pela qual os dados de todos os usuários da internet passam. É o suporte principal de sustentação da Internet, capaz de enviar e receber dados de longa distância.
O termo é usado para denominar técnicas de análise de conjuntos de dados muito grandes ou complexas. É um grupo de dados bem amplo e precisa de ferramentas específicas que o comporte e torne sua análise possível.
Bit, nos termos em inglês usados por TI, é usado para se referir à menor parcela de informação que pode ser armazenada, transmitida ou processada por um computador.
O termo significa algum problema. É usado em situações em que algum software ou hardware não funciona corretamente, sendo necessário investigar qual a causa do problema a ser corrigido.
Para o profissional de TI, esse termo é usado para nomear uma área de armazenamento de processos ou dados utilizados com frequência para facilitar acessos futuros, demandando menor uso do hardware.
“Clock rate” indica a velocidade com que um computador funciona ao realizar suas tarefas mais básicas.
Significa “computação em nuvem”. Nesse cenário, indica o uso de recursos conforme demanda e que não estão presentes localmente no computador, mas sim na Internet.
Significa “sistema de nomes de domínios”. Ou seja, são termos que identificam computadores, celulares e sistemas conectados à internet.
Quando inseridos nos termos em inglês usados por TI, significa “tempo de inatividade” de um computador ou sistema.
O “firewall” é utilizado como uma parede de proteção que checa e filtra todo o fluxo de informações, bloqueando o acesso a conteúdos maliciosos. Assim, deixa o computador mais seguro e seus dados intactos.
O termo nomeia o equipamento que serve como uma ponte entre duas redes de computadores. Isso permite o trânsito de informações de uma rede para outra.
O “html” é usado no desenvolvimento de sites por meio de textos, que só são lidos por programas específicos ou navegadores.
É um software que está entre outros dois softwares, como um intermediário. Também é responsável pela comunicação e gerenciamento de informações entre aplicações, sistemas, etc.
Como um dos termos em inglês usados por TI, refere-se a um endereço no qual se encontra um recurso informático qualquer. Pode ser um arquivo de computador, um website ou um outro tipo de dispositivo conectado ao computador. É mais conhecido como link de uma página.
Significa “linguagem de consulta estruturada”. “Query” pode ser entendida como “dúvida” ou “pergunta”. Para T.I., esse termo denomina uma consulta ou um pedido de uma informação a um banco de dados. Entretanto, essas ações só acontecem por meio de um código específico.
Significa “rede privada virtual” e dá nome a uma rede de comunicação privada. As informações transmitidas em uma rede VPN são confidenciais, autenticadas e criptografadas, estando mais seguras e confiáveis.
Esses são apenas alguns dos termos em inglês usados por TI. Conforme mencionamos anteriormente, para garantir sua vaga internacional, dominar a língua inglesa será essencial. Para isso, conte com a Times Idiomas! Com duração de 18 meses e aulas ilimitadas focadas em conversação, você alcança a fluência rapidamente. Quer saber mais sobre os nossos cursos e aulas voltadas para a sua área? Então entre em contato com a gente!
Agora que você já aprendeu os termos em inglês usados por TI, confira como adequar o seu nível de inglês no currículo.