Você sabe o que são os phrasal verbs? Se sim, consegue usá-los efetivamente e com facilidade? Leia agora as nossas dicas sobre esses termos!
Afinal, o que são os phrasal verbs? Se você conhece esses termos por nome, sabe que existem muitos deles e que eles levam um tempinho para serem aprendidos. Se você não conhece por nome, não se preocupe, pois será tudo bem explicadinho neste artigo!
Os phrasal verbs fazem parte da família dos verbos do inglês. No entanto, eles são um pouco diferentes, porque são formados por um verbo + uma preposição/um advérbio. Assim, ganha-se um outro verbo com sentido novo totalmente diferente.
Resumidamente, os phrasal verbs são combinações de palavras que, quando juntas, têm um significado específico.
Alguns exemplos mais comuns e que você com certeza já ouviu são:
Get up → Levantar
Sit down → Sentar
Look up → Procurar
Turn off → Desligar
Wake up → Acordar
Go back → Retornar
Com os phrasal verbs, assim como a maioria das expressões da língua inglesa, não se deve traduzir palavra por palavra. Se você fizer isso, não conseguirá usá-los corretamente.
Por exemplo, se tentar traduzir “get up” você acabaria com algo como “obter acima”, e nunca “levantar”, que é o significado correto do verbo.
Vamos ver alguns exemplos de frases com outros verbos?
I think she’s going to drop out of college.
Eu acho que ela vai desistir da faculdade.
I can’t believe you put up with his behavior.
Eu não acredito que você tolera o comportamento dele.
What did you find out?
O que você descobriu?
Agora que você já sabe o que são os phrasal verbs, precisa entender suas classificações.
Esses verbos são classificados em transitivos e intransitivos, ou separable e unseparable. Ou seja, alguns phrasal verbs podem ser separáveis e outros não, sem perder o sentido.
Quando o phrasal verb deve vir acompanhado por um objeto, ou seja, precisa que alguém receba a ação direta ou indiretamente, ele é chamado de transitivo. Esses verbos são separáveis.
Exemplos:
Can you pick up my order at the mall?
Can you pick my order up at the mall?
Ambas as frases estão corretas, mas em uma o phrasal verb está junto e, na outra, separado.
Alguns verbos transitivos são: call up; give up; call off; give back; turn up; ask out; turn down.
Agora, quando o phrasal verb não precisa de um objeto para fazer sentido, chamamos de intransitivo. E eles são inseparáveis.
Exemplos:
Where did you grow up?
They need to grow up and get along!
Os verbos acima não podem ser separados, pois tem sentido próprio mesmo sem o complemento de um objeto.
Alguns verbos intransitivos são: check in; get up; run into; go back; fall down; run away; find out; come back.
Você deve estar se perguntando: como vou saber quando um phrasal verb é transitivo ou não? Como vou aprender todos esses verbos?
Não se preocupe! Assim como tudo no inglês, você só precisa de prática! Como dissemos no começo, existem muitos phrasal verbs, então tentar decorá-los não é uma boa opção!
Nós incentivamos o aprendizado natural em tudo o que ensinamos aqui na Times Idiomas. Por isso, nossa sugestão seria assistir a filmes e séries, e tentar prestar atenção em phrasal verbs. Então anote os que conseguir e tente entender o contexto em que eles foram usados. Mas também vale ouvir músicas e podcasts, e ver vídeos no YouTube.
Os phrasal verbs são muito comuns no inglês, então você vai conseguir aprender muitos durante esse treino natural. Então pratique esses verbos em frases faladas e escritas e, com o tempo, você nem vai precisar pensar antes de usá-los.
Como sempre, indicamos os dicionários Cambridge e Collins para consultas on-line.
Ficou claro o que são os phrasal verbs? Está tudo bem se você precisar de mais tempo para aprendê-los. Não existe uma fórmula mágica para eles, somente prática e treino!
Para um aprendizado mais completo, conheça os cursos da Times Idiomas. São aulas que focam no ensino de forma natural e usam um método comprovado pela Harvard!
E aprenda como inserir o inglês na sua rotina com as nossas dicas!