Entenda o que é o St. Patrick’s Day e como esse feriado irlandês é comemorado em diversos lugares do mundo.
Se você está aprendendo inglês, com certeza já ouviu falar sobre o St. Patrick’s Day! Mas o que esse feriado representa e como ele é tradicionalmente comemorado? A gente te conta! Neste post, você conhece a história por trás dessa figura importantíssima para a cultura irlandesa. Acompanhe!
O St. Patrick’s Day é uma comemoração tradicional irlandesa. Ela acontece anualmente no dia 17 de março, data da morte de São Patrício, padroeiro do país. A festa tinha um caráter religioso bastante forte, mas ganhou o mundo junto aos imigrantes irlandeses e se adaptou bastante. Hoje, é possível encontrar pessoas comemorando a data nos Estados Unidos, no Canadá, na Austrália e na Inglaterra.
Acredita-se que São Patrício nasceu por volta do século IV, na Inglaterra. Muito jovem, foi sequestrado por saqueadores irlandeses e tornado escravo! Daí, o garoto se apegou muito à religião até conseguir fugir para seu país de origem, anos depois.
De volta às terras inglesas, entrou para um mosteiro e tornou-se bispo. Diante da sua vocação, decidiu regressar à Irlanda e levar a cultura católica para lá. Por isso, se transformou em uma figura muito importante para essa religião entre os irlandeses.
Por muitos anos, seu legado foi celebrado no dia de sua morte. Mas a data tornou-se de fato um feriado apenas no início do século XX! Outra curiosidade é que apenas por volta dos anos 70 o St. Patrick ‘s Day passou a ser comemorado como fazemos hoje – em pubs e com muita cerveja na cor verde!
A cor verde está por todos os lados durante as festividades de St. Paddy’s! E para isso, há diversas explicações possíveis. A primeira é que a própria Irlanda é conhecida como Ilha Esmeralda, porque o país tem uma vegetação verde e exuberante o ano todo.
Também há quem acredite que a cor está atrelada à rebelião irlandesa, quando o país combateu a Inglaterra. Ou porque a cor, presente na bandeira, representa sorte!
O trevo de três folhas é outro símbolo importante! Histórias dizem que o próprio São Patrício o usou para ensinar sobre a “holy trinity”, que corresponde a “the Father, the Son and the Holy Ghost”.
A cruz celta nasceu da união entre a cruz católica e a cruz solar, cuja origem é celta. Esse foi mais um dos vários esforços de São Patrício para tornar sua religião mais próxima dos irlandeses.
Os duendes são uma figura tradicional da celebração e da própria cultura celta. Esses carinhas bem humorados consertam os sapatos das fadas e protegem um tesouro!
Por fim, o arco-íris! Acredita-se que ao encontrar o seu final, você irá se deparar com o pote de ouro guardado pelos leprechauns. Um sonho!
Além de muita festa e cerveja verde, é comum se deparar com alguns pratos típicos irlandeses durante a celebração de St. Patrick’s Day. O prato mais consumido por todos é o corned-beef and cabbage, uma deliciosa carne com repolho e outros legumes!
Outras opções comuns na data são a shepperd’s pie, uma torta de carne com batata, ou o beef and Guinness stew, um ensopado com carne e cerveja Guinness.
E você, gostaria de aproveitar o St. Patrick’s Day diretamente da Irlanda?
Se a resposta é um sonoro “sim”, não deixe de estudar com a gente e praticar o inglês! Aqui, você tem aulas temáticas e ilimitadas para desenvolver a conversação e se aprofundar nas tradições de vááários países.🙂 Solicite contato e saiba mais!