Está se preparando para a prova? Então confira alguns macetes para se sair bem em inglês no Enem.
Partiu arrasar e gabaritar as questões de inglês no Enem? A prova é a porta de entrada para diversas universidades brasileiras! Um bom desempenho na língua estrangeira pode fazer a diferença e garantir a vaga dos sonhos.
O inglês ou o espanhol integram o caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, aplicado no primeiro dia da prova. Para te ajudar a se sair bem, reunimos alguns macetes para enriquecer seus estudos, caso tenha escolhido seguir com a língua inglesa. Se liga!
No caso das línguas estrangeiras, o Enem é essencialmente uma prova com foco na interpretação de texto. Para alcançar uma boa nota, o candidato precisa estar pronto para entender uma mensagem em outro idioma. Por isso, treinar o reading diariamente é MUITO importante.
A prova é conhecida por abordar gêneros textuais diferentes. Então, ao longo da sua preparação, leia absolutamente tudo o que encontrar! Pode ser o seu livro favorito, quadrinhos, notícias, resenhas de filmes, bulas de remédio e por aí vai! Aqui, a ideia é que você expanda seu conhecimento e crie familiaridade com diferentes tipos de textos.
Uma dica bacana é aproveitar a oportunidade e ler também as notícias em sites internacionais. Assim, você treina a compreensão e, de quebra, fica atualizado sobre tudo o que rola no mundo.
No caso das questões de inglês no Enem, você pode apostar naquela “passada de olho” rápida por elementos mais visuais do texto, como títulos, subtítulos, fotos e fontes. Depois, é válido ler a pergunta e entender qual é a informação-chave que deve ser respondida! Assim, ao partir para a leitura mais atenta do texto, você saberá o que procura!
A prova como um todo é bastante extensa. Então uma estratégia para a resolução das questões é fundamental! Nesse sentido, refazer as edições antigas pode ser uma boa pedida. Você encontra tudo lá no site do Inep. 🙂
O Enem é, de fato, uma prova baseada em interpretação. Mas não podemos esquecer de aprender e revisar conceitos importantes de gramática!
Alguns desses tópicos podem te ajudar a entender o sentido de uma frase com mais facilidade, compreendendo quem realiza ou sofre uma ação, ou até em qual tempo ela aconteceu. Portanto, inclua os principais tempos verbais, vozes ativa e passiva, preposições e advérbios no seu cronograma de estudos para mandar bem no inglês no Enem.
Como citamos aqui em cima, a prática da leitura é muito importante! Isso porque você irá exercitar a compreensão textual e, de quebra, conhecer novos termos e expressões. Nesse caso, pode ser significativo criar o hábito de documentar todas as palavras, phrasal verbs e idioms que conhecer!
O inglês no Enem está presente em poucas questões, mas elas podem te ajudar a aumentar sua nota final! A avaliação foca no conhecimento dos alunos sobre o que rolou no mundo. Portanto, não deixe de exercitar o reading e investir nas outras habilidades, porque elas podem ser um baita diferencial! 😉
Se você gostou desse texto, dê uma olhadinha em outras dicas que podem te ajudar:
4 dicas para estudar os phrasal verbs em inglês
Livros para Treinar o Inglês – Praticando o READING
E não deixe de conhecer o TEENS!, nosso curso de inglês pensado especialmente para adolescentes.