Nós listamos alguns dos termos de finanças em inglês mais comuns no mercado e no universo dos bancos para você conhecer.
Você conhece os termos de finanças em inglês? Independentemente da sua área de atuação, você sabe como o inglês é fundamental para o mundo do trabalho! Em um mundo globalizado e cada vez mais conectado, é essencial estarmos prontos para nos comunicar com profissionais de todos os cantos.
Aqui no blog, nós já trouxemos termos de comex e termos de TI para você se aprofundar. Então que tal aproveitar o embalo e conhecer também termos de finanças em inglês, do mercado financeiro ao universo dos bancos? Confira a seguir!
Literalmente, significa “depois do mercado”. São as negociações extras feitas após o fechamento do pregão na bolsa de valores.
Ativos usados em transações financeiras, como ações, investimentos ou commodities, por exemplo. Podem pertencer a pessoas físicas ou empresas. Também existem os chamados “intangible assets”, ativos que não possuem representações físicas, como patentes e a marca em si.
Balanço financeiro, corresponde à análise de ganhos e de perdas de uma empresa. Como resultado, permite a compreensão da saúde financeira da companhia em questão.
Ações seguras e de primeira linha, com grande liquidez, normalmente de grandes empresas. O termo nasceu de uma referência ao jogo de pôquer, no qual as fichas azuis têm grande valor.
Expressão que se refere à queda no mercado financeiro, momento em que o valor das ações está caindo na bolsa e os investidores estão pessimistas.
Expressão usada para indicar ações ou previsões de alta na bolsa de valores. Normalmente, está atrelada à expectativa positiva e otimista dos investidores em relação ao mercado.
Investimentos que não geram lucros, mas também não causam perdas. É considerado um ponto de equilíbrio.
Nome dados aos gráficos responsáveis por indicar o histórico de alterações nos valores de diferentes ações.
Em português, significa “fluxo de caixa”. Se refere ao capital que entra e sai em uma empresa rotineiramente.
Termo usado para se referir a uma forte queda na bolsa de valores.
A “avaliação de crédito” é uma análise do histórico de créditos de uma pessoa física ou de uma instituição. Normalmente, é usado para fazer uma avaliação de risco.
Nome dado aos bens que você penhora para um banco ou uma instituição, como sinal de que irá pagar o empréstimo feito.
Estratégia de compra e de venda de ativos em um mesmo dia. É realizada por investidores profissionais e considerada uma manobra arriscada.
Momento em que uma companhia divulga, com clareza, a sua situação financeira para todas as partes interessadas no assunto.
Valor pago aos acionistas de uma empresa de maneira regular, com base nos lucros obtidos.
Estratégia em que uma empresa vende seus ativos por um preço bem abaixo do mercado. O objetivo é desestabilizar ou comprometer significativamente as vendas da concorrência, para conquistar uma maior fatia do mercado.
Acrônimo de “earnings before interest and taxes”. Em tradução livre, se refere aos ganhos que um ativo oferece antes dos juros e taxas serem aplicados na transação.
Investidor que compra ações durante a reserva de IPO e as vende assim que a empresa estreia no pregão da bolsa.
Acrônimo de “foreign exchange market”. É o mercado de câmbio ou de divisas, no qual são realizadas operações envolvendo taxas e trocas financeiras de diferentes pares de moedas.
Momento em que um ativo financeiro dá um salto, e o seu preço sobe ou desce drasticamente. Na grande maioria dos casos, essa alteração causa um “vão” ou uma “lacuna” nos gráficos.
Plataforma que possibilita negociações da bolsa diretamente na internet.
Rendimentos de uma transação.
Em português, o termo significa “taxa de empréstimo”. Ele corresponde ao valor que será cobrado de uma pessoa ou companhia por pegar um determinado empréstimo.
Esse termo significa “investimento” em tradução livre. Pode ser usado para se referir ao dinheiro, às ações ou a outros ativos que você aplica no seu negócio.
Sociedades ou contas bancárias alocados em instituições financeiras estrangeiras.
Em seu sentido mais amplo e comum, corresponde ao lucro obtido com uma operação; portanto, é o resultado dos ganhos obtidos menos as despesas.
O termo “recessão” é usado para mencionar um período em que toda a economia de um país está em queda, com pouca produção e empregos escassos.
Significa “receita”, ou seja, são os rendimentos que uma empresa alcança por meio da venda de seus produtos ou serviços.
Diferença entre o valor de venda de um ativo e o seu valor de compra.
Ações de uma empresa, representam a posse de diferentes pessoas sobre a companhia. Nesse caso, um “shareholder” não tem o direito de influenciar nas atividades empresariais, mas pode receber a parte correspondente de seus lucros.
Termo considerado mais generalista, se refere a ação de uma ou mais empresas. Nesse caso, o “stockholder” também tem direito a uma quantia proporcional dos lucros obtidos.
Nome dado ao período em que há um aumento sustentado nos valores de ativos. Pode acontecer no bear ou no bull market.
Estratégia em que um investidor vende uma ação que ainda não possui na sua carteira. Chamada de operação de venda a descoberto, acontece quando há indícios de que o mercado entrará em queda.
Ações de uma empresa que não possui uma capitalização significativa.
Situação em que uma empresa compra outra. Nesse caso, a transação ocorre por meio da compra de ações da bolsa!
Profissional que realiza transações na bolsa de valores. Em muitos casos, aposta em transações de curto prazo, aproveitando a volatilidade do mercado.
Significa “value at risk”, ou “avaliação de risco” em português. Esse índice aponta a possibilidade de perda financeira que um ativo apresenta, atestando a perda máxima que ele pode oferecer.
Anotou tudo? Uma dica bacana para se aprofundar no idioma é sempre anotar os novos termos de finanças que você aprendeu no dia a dia. E claro, não deixe de praticar o seu business English para arrasar nas reuniões de trabalho.
Aproveita a visita ao nosso blog e confira outros posts que podem te ajudar com o idioma profissionalmente:
Inglês no mercado de trabalho: por que o idioma é tão importante?
Arrase no writing – 6 dicas para melhorar sua escrita em inglês