Sem neura! É possível, sim, conhecer e estudar o plural irregular em inglês para não passar por perrengues. Leia tudo sobre o tema no nosso blog!
Chega de passar sufoco com o plural irregular em inglês! Alguns termos desse idioma têm, sim, suas variações próprias quando vão do singular para o plural. Então, mandar bem no assunto não é tããão simples quanto adicionar a letra“-S” no final de todas as palavras. Pensando nisso, nós montamos uma lista completa para você conhecer e estudar os irregular plural nouns. Acompanhe a seguir!
De maneira geral, um termo no singular se refere a um único elemento. Quando ele é flexionado para o plural, passa a indicar dois, três ou muito mais elementos! Por isso, o plural existe apenas para as palavras que são classificadas como substantivos, entre os quais estão pessoas, coisas ou lugares.
No inglês, esses seriam os substantivos contáveis, ou countable nouns.
Os substantivos incontáveis precisam de uma unidade de medida ou outra referência para determinar sua quantidade. Por essa razão, se algo existe em mais de uma unidade, você saberá ao notar a outra palavra que acompanha o substantivo em questão.
Vale lembrar que essa classificação também inclui sentimentos e palavras que se referem a qualidades abstratas e subjetivas. Alguns exemplos são: juice, rice, money, knowledge, hair, news, sleep e attention.
No caso dos plurais regulares, as palavras normalmente ganham as letras “-S”, “-ES”, “-IES”,ou alguma outra variação correspondente a sua terminação no singular.
No entanto, quando falamos sobre o plural irregular na língua inglesa, os substantivos sofrem alterações mais complexas na sua estrutura, sendo às vezes totalmente modificados!
Nesta situação, o plural do substantivo traz consigo uma alteração significativa na sua pronúncia, escrita ou em ambas. Anota aí:
person → people
child → children
woman → women
man → men
foot → feet
tooth → teeth
mouse → mice
goose → geese
louse → lice
die → dice
quiz → quizzes
penny → pence
Aqui, a melhor opção é decorar os plurais irregulares; afinal, como o próprio nome diz, eles não seguem uma lógica, tendo suas variações próprias. A dica é começar pelas palavras e termos que podem ser mais usados no seu dia a dia. 😉
A segunda ocorrência dos plurais irregulares envolve as palavras cujo coletivo vem do latim. Por essa razão, elas são um pouquinho menos usuais e seu uso está atrelado a conversas mais formais ou à linguagem acadêmica. Veja:
alumnus → alumni
analysis → analyses
bacterium → bacteria
crisis → crises
criterion → criteria
datum → data
diagnosis → diagnoses
emphasis → emphases
hypothesis → hypotheses
index → indeces ou indexes
memorandum → memoranda
phenomenon → phenomena
stimulus → stimuli
thesis → theses
Por fim, um caso curioso! Existem plurais que são considerados irregulares porque são exatamente iguais à forma singular. Em grande parte, isso acontece com animais:
fish
sheep
deer
tuna
Mas também rola com outras palavras…
aircraft
series
species
information
equipment
E aí, ficou tranquilo compreender o plural irregular em inglês? Esses casos precisam de atenção e decorá-los é essencial para se comunicar bem e com segurança no idioma. Mas vá com calma. Comece com as palavras mais usuais ou que são mais recorrentes na sua vida profissional, por exemplo.🙂
Se você curtiu essas dicas, aproveita e dá uma olhada em outros textos que podem te interessar:
Datas em inglês: aprenda a escrevê-las corretamente!
ABOVE, ON ou OVER: qual usar em inglês?
Bora estudar inglês? Com a Times Idiomas, você faz aulas ilimitadas, sobre temas que você usa no seu dia a dia. Aproveita e já segue a gente no Instagram para acompanhar dicas diárias sobre o idioma.