Relembre o que são os phrasal verbs em inglês e confira como aprendê-los sem neura!
Além de muuuito comuns, os phrasal verbs em inglês também são o terror dos estudantes do idioma! 😛 Isso porque essas palavrinhas têm sentidos próprios e podem causar confusão até entre os falantes mais experientes da língua. Então que tal conferir algumas dicas para estudá-los em inglês, criando o seu repertório sobre o assunto? Vamos nessa!
Os phrasal verbs são estruturas formadas pela combinação entre um verbo e uma preposição, ou entre um verbo e um advérbio. Quando juntas, essas palavrinhas assumem novos significados!
Às vezes, um phrasal verb pode ter bem mais de um único sentido, assim, sua definição varia de acordo com o contexto no qual ele aparece. Loucura, né?
Por isso, nem sempre conseguimos entender o significado de um verbo frasal de forma isolada – e nunca devemos traduzi-los ao pé da letra.
Eu tenho certeza que, nesse momento, você está pensando como podemos aprender os phrasal verbs em inglês se essas estruturas são tãããoo diversas.
Calma, a Times Idiomas te ajuda! Aqui vão as nossas dicas:
Como citamos ali em cima, um phrasal verb pode ter diferentes sentidos dependendo do contexto no qual é inserido. Isso significa que você pode cruzar com um deles que já é conhecido e, mesmo assim, não entender logo de cara o que ele quer dizer. E tá tudo bem!
Nesses casos, é importante analisar o sentido da frase no texto ou no diálogo. Olha só:
– The team came up with a great idea for the fundraiser, so it was a success! → O evento de arrecadação foi um sucesso porque o time teve uma boa ideia. Sendo assim, podemos dizer que o phrasal verb “come up with” se aproxima de “pensar em uma solução”.
– Ana and Brian don’t get along. They fight with each other all the time. → Ana e Brian brigam bastante. Dessa forma, podemos entender que “get along” é “se dar bem”.
É bacana manter algum tipo de registro dos phrasal verbs que você conhece e aprende em inglês. Pode ser o que preferir, um caderno sempre à mão ou até um arquivo no seu bloco de notas do celular, por exemplo.
A dica é sempre anotar um exemplo, já que ele ajudará você a lembrar a definição de um phrasal verb sem necessariamente relacioná-lo à sua tradução. Também vale anotar um sinônimo, ou mesmo escrever o significado dele em inglês. Veja:
– Who will look after her kids while she’s at work? = Take care of somebody
– Hey, look out! There’s a car coming! = Pay attention, be careful
– They called off the wedding because of the pandemic. = Canceled
Encontrou um phrasal verb, tentou analisar o contexto e ainda não entendeu seu significado? Relaxa, é só dar uma olhadinha em um dicionário on-line ou outras fontes confiáveis para saber o que ele quer dizer. 😉
Boas referências são o Cambridge Dictionary e o Merriam-Webster Dictionary. Normalmente, você encontrará não apenas as definições do verbo frasal, mas a sua pronúncia correta e exemplos de uso.
Nada de sair por aí decorando listas gigantescas de phrasal verbs. Essas estruturas existem aos montes no inglês, então essa não é, nem de longe, uma alternativa interessante!
Não se sinta pressionado a aprender todos de uma vez. Vá estudando o assunto aos poucos e crie o hábito de registrar aqueles que encontrar enquanto faz as atividades do idioma ou mantém contato diário com o inglês. Além disso, não deixe de tirar as dúvidas com o seu teacher e pedir exercícios para praticar o tema.
E aí, gostou das nossas dicas? Os phrasal verbs não precisam ser motivo para você se sentir inseguro ao se comunicar em inglês! Com estudo e calma, é possível aumentar seu repertório e ter maior familiaridade com eles.
Aproveite a visita ao blog da Times Idiomas e confira outras dicas que preparamos para você arrasar no inglês:
Why e Because: aprenda a usar os porquês em inglês corretamente
Arrase no writing – 6 dicas para melhorar sua escrita em inglês