Praticar as habilidades da língua inglesa é essencial para adquirir a fluência. Confira 9 dicas para treinar o listening no texto abaixo!
Com que frequência você costuma praticar seu listening? Essa é uma das habilidades essenciais que precisam ser dominadas para que você se torne fluente em inglês. Sem ela, você não consegue manter uma comunicação fluida e natural na língua inglesa. Por isso, separamos 9 dicas para treinar o listening e continuar evoluindo no seu aprendizado do idioma.
Eu sei, nós sempre falamos disso! Mas é porque assistir a séries e filmes em inglês é uma daquelas dicas para treinar o listening que são essenciais! Ao ver esses conteúdos no idioma original, você vai aos poucos se acostumando com os sons das palavras. Também vai se acostumar com a velocidade das falas dos personagens.
Além de tudo isso, você aprenderá inúmeras gírias e novas palavras para ampliar seu vocabulário.
Todo mundo gosta de ver vídeos no YouTube. Entretanto, recomendamos que você acompanhe canais de criadores internacionais também. Isso porque assim você vai conseguir praticar seu listening enquanto curte o conteúdo.
Outra dica seria acompanhar canais de assuntos distintos. Assim, você treina seu entendimento de diversos tópicos e aprende muitos termos novos.
Os podcasts são incríveis para treinar o listening. Você consegue deixá-los tocando enquanto faz outras coisas que não precisam de muita atenção. Tente diversificar os conteúdos também. Por que não ouvir um podcast sobre dicas de inglês ou gramática?
Aqui, diferentemente das músicas, é preciso que você preste um pouco mais de atenção no que está sendo falado para que entenda o assunto discutido como um todo.
Como você precisa se concentrar um pouco mais, acaba praticando o listening com mais efetividade do que quando escuta músicas. Entretanto, as duas práticas são recomendadas!
Outra daquelas clássicas dicas para treinar o listening é ouvir músicas em inglês. As canções, ao contrário dos podcasts, podem ser tocadas como um som de fundo enquanto você trabalha ou estuda. Mesmo que você não preste 100% de atenção, por conta das melodias, vai conseguir reter grande parte das músicas.
Depois disso, busque as letras em um site confiável e confira se entendeu direitinho os termos e gírias cantados. E qualquer dúvida, anote!
Ouviu alguma palavra cuja pronúncia não foi reconhecida? Anote para pesquisar quando tiver tempo. Se não souber como escrevê-la, altere as legendas para inglês ou pesquise o nome da música.
E não fique triste por não reconhecer uma palavra ou expressão. Isso significa que seu ouvido já está bem treinado e consegue distinguir os termos conhecidos daqueles que são novos. Afinal, é assim que aprendemos e ampliamos nosso vocabulário!
Agora você já anotou palavras desconhecidas. Está na hora de procurar seus significados e aprender como é a pronúncia correta, para que não erre caso precise usá-las. Existem diversos dicionários on-line que te darão a opção de ouvir como se fala uma palavra.
Mas, por conta dessas muitas opções, vamos deixar os nossos favoritos e mais recomendados: Cambridge e Collins. Além de te dar as pronúncias americanas e britânicas (sim, tem bastante diferença!), eles ainda te dão a definição das palavras e exemplos para explicação. Use sempre dicionários!
A nossa sétima dica da lista de dicas para treinar o listening é ouvir sotaques diferentes. Não existem só as pronúncias americana e a britânica. Mais de 60 países têm o inglês como língua oficial e mais de 500 milhões de pessoas falam o idioma.
Por isso, procure sotaques diferentes para praticar. Irlandês, australiano, sul-africano, e muitos outros têm suas peculiaridades. Para treiná-los, busque conteúdos originais desses países. Quanto mais sotaques você conseguir entender, mais treinado seu ouvido estará.
Já pensou em transcrever o que está ouvindo? Você pode fazer isso com músicas, vídeos do YouTube, séries e até podcasts. Você precisa prestar atenção no que está sendo falado (ou cantado) e passar aquilo para o papel. Assim, você treina o listening e o writing de uma só vez.
Quanto mais você conseguir escrever, melhor estará sua compreensão oral do idioma. Mas comprometa-se a fazer isso com frequência e preste bastante atenção no conteúdo ouvido!
Talvez uma das dicas para treinar o listening mais óbvias de hoje, mas importante mencionar: pratique todos os dias! Aos poucos, isso fará parte da sua rotina e sua compreensão oral vai melhorando com o tempo. Em nosso Instagram, sempre damos dicas para você continuar estudando todos os dias. E também temos um post em nosso blog dedicado somente a isso!
Assim, conforme você vai se acostumando, vá dificultando o nível dos conteúdos estudados. Desta forma, você com certeza dominará essa habilidade!
Gostou das nossas dicas para treinar o listening? No começo, você pode sentir alguma dificuldade, mas isso é normal. Com o tempo, você vai se acostumando e percebendo sua evolução.
Para começar, por que não conhecer mais sobre como a Times pode te ajudar nesse processo de aprender inglês? Além de aulas de gramática e conversação, temos aulas especiais para você praticar o idioma de forma lúdica e divertida.
Aproveite para ler nossas 7 dicas de como praticar o speaking!