Quem fala a língua dos negócios sabe que o setor de franquias vem crescendo a um ritmo acelerado. Saiba porque é tão vantajoso investir neste mercado.
O inglês é um idioma global, sendo uma das línguas mais faladas no mundo. Entretanto, há outra ainda mais influente: a língua dos negócios. Quem a domina sabe analisar e aproveitar boas oportunidades, destacando-se por seu espírito empreendedor e desejo de realização. E um setor em específico tem atraído a atenção dessas pessoas: o franchising.
Enquanto boa parte do mercado brasileiro sofreu com o recesso econômico na última década, o setor de franquias remou contra a maré e manteve crescimento constante do faturamento, em média 8% ao ano segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em 2020, a movimentação financeira do setor deve superar R$ 200 bilhões, algo próximo a 10% do PIB brasileiro.
Mas qual o segredo por trás deste sucesso tão estrondoso?
O modelo de negócio em rede é um dos grandes trunfos do franchising, com uma estrutura capaz de fortalecer todo o seu ecossistema. Isso ocorre, primeiramente, com a troca de know-how ou experiência de negócio. O franqueador fornece a seus franqueados manuais de operação, treinamentos e suporte em diversas áreas. Isso garante uma gestão muito mais segura e eficiente das unidades. Além disso, há uma troca constante de boas práticas entre os próprios franqueados, compartilhando ações exitosas e estratégias mercadológicas.
Com tal estrutura, também é possível concentrar os esforços de marketing por meio do Fundo de Propaganda. Trata-se de uma verba mensal paga pelas unidades para a realização de grandes ações de difusão da marca e captação de clientes, as quais não seriam possíveis de serem custeadas por uma unidade sozinha.
Outro ponto relevante é o poder de negociação da rede perante fornecedores e prestadores de serviço, especialmente durante recessões econômicas. Essa capacidade de barganhar lhes dá a vantagem de fechar contratos com preços muito mais competitivos. Isso também irá refletir no valor final pago pelo consumidor.
Um dos grandes desafios das marcas próprias está associado à questão logística, ou seja, como atender à demanda de consumidores que estão além de seu mercado local geograficamente. Esse processo de expansão de marcas é muito demorado e custoso de modo geral.
Todavia, no sistema de franquias, a capilaridade de mercado é adquirida muito rapidamente. Com a expansão de unidades em praças estratégicas, marcas são capazes de atender clientes em múltiplas regiões. No franchising, tal processo é natural e autossustentável. Assim, podem atingir locais que careçam de determinado produto ou serviço, explorando assim novos mercados.
Essa capilaridade também serve para difundir e fortalecer a marca em um amplo território, indo além das barreiras de negócios locais. Pela ótica do marketing, esse é um reforço importante para que a empresa esteja presente na mente e no imaginário dos consumidores.
Embora todos os fatores sejam importantes, possivelmente o grande mérito do franchising para seguir crescendo foi se adaptar aos novos tempos. As inovações tecnológicas aliadas ao cenário econômico e novo perfil dos empreendedores fez surgir modelos de negócio que fugissem do padrão convencional.
Assim, houve um “boom” na última década de franquias de serviços ou com modelos enxutos, de baixo investimento e custo fixo para o franqueado. Tal fato garantiu um maior acesso ao empreendedorismo de modo geral, fazendo com que mais pessoas buscassem o franchising como forma segura e viável de ter o próprio negócio.
Um caso de sucesso que ilustra bem este cenário é a Times Idiomas, que possui dois modelos de franquia. Um deles é a escola de inglês tradicional, mas adaptada para uma estrutura com custos otimizados. O outro modelo trata-se de uma inovação no mercado de idiomas e também fala a língua dos negócios; a Franquia Comercial, com investimento a partir de R$ 35 mil e retorno estimado em apenas seis meses.
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