Quem deseja aprender inglês mais rápido costuma se interessar, pelas propostas dos cursos intensivos no idioma. As formações reúnem tudo o que essas pessoas buscam: muito conteúdo, que levaria meses ou anos para ser assimilado, em poucos dias de aula. Contudo, o aprendizado só acontece se houver muita dedicação por parte do aluno.
Afinal, será que um curso intensivo de inglês vale a pena para você?
Primeiramente, vale reiterar que um curso intensivo de inglês é construído de forma a levar aos alunos o maior conteúdo possível, em pouco tempo. E essa é uma qualidade que ajuda muito aqueles que têm urgência em aprender. Mas também é uma característica que pode ser um grande desafio para quem não pretende se dedicar como o curso exige.
Ou seja, assim como em cursos com duração mais longa, o resultado de aprendizado em uma formação intensiva depende também do aluno. De qualquer forma, o ponto extremamente positivo de um curso intensivo é que, com ele, é possível estudar conteúdos em inglês que você veria em 6 meses em apenas 1 mês, por exemplo.
Para desenvolver o tema, a carga horária pode ser de algumas horas em dias alternados até a períodos integrais em cinco dias por semana. Embora essas questões variem de escola para escola, é fato que a grande quantidade de contato com a língua inglesa faz com que o estudante assimile o conteúdo mais facilmente.
E mais: como a proposta do curso é trazer tudo o que seria aprendido no curso regular, o curso intensivo de inglês contempla todas as habilidades: writing, speaking, listening e reading.
Ou seja, a formação intensiva é uma forma de economizar tempo, dinheiro e acelerar o aprendizado ao mesmo tempo. O que é muito útil especialmente para os adultos, que costumam ter pressa de conquistar a tão almejada vaga no mercado de trabalho, ou mesmo fazer intercâmbio ou uma viagem turística no exterior.
Aprender inglês mais rápido é, de fato, um grande atrativo, já que assim a fluência no idioma também vem mais rápido. Porém, qualquer tipo de curso exige que o aluno estude muito também fora das aulas.
Ou seja, além das horas de estudo na própria escola de idiomas, é preciso dedicar algum tempo em casa para ler os textos, ouvir áudios no idioma, refazer os exercícios, entre outras tarefas. Em outras palavras, é preciso ter muita disciplina para se beneficiar de tudo o que o curso intensivo tem a oferecer.
Tem dúvidas se essa é a opção ideal para você? Hoje há cursos semi-intensivos, com duração de 60 dias, que podem te ajudar a atingir todos esses objetivos, porém, com uma carga horária distribuída em mais dias - o que pode ser útil se você decidir conciliar o curso e o trabalho.
Se você decidiu que fazer um curso intensivo é ideal para o seu perfil, seja para alavancar a carreira mais rápido ou para conquistar a fluência necessária para interagir com nativos fora do país, por exemplo, é preciso se atentar a alguns detalhes na hora de escolher a formação:
Quer começar a acelerar seu inglês? Na Times você encontra o curso intensivo ideal, com método de ensino exclusivo e aulas semanais ilimitadas, 100% conversacionais. Entre em contato conosco e concorra a bolsas de estudo!