Precisando praticar mais o reading? Separamos uma lista com 12 livros para treinar o inglês e te ajudar a inserir o idioma em sua rotina de forma natural.
Para conquistar a fluência do inglês, a exposição ao idioma deve ser feita também de maneira informal, fora da sala de aula. Assistir a filmes e séries, ler livros, e escutar músicas complementará o seu aprendizado e aumentará o seu conhecimento de forma natural. Por isso, separamos 12 livros para treinar o inglês! Dividimos por proficiência da língua para facilitar a escolha ideal para você.
Charlotte’s Web, conhecido no Brasil como “A Menina e o Porquinho”, é uma leitura obrigatória nas escolas americanas. O livro conta a história da amizade entre uma menina, seu porco de estimação e Charlotte, uma aranha.
Como seu público principal são crianças, sua linguagem é muito simples e facilmente entendida por alunos do nível básico. Por isso, esse é um dos livros para treinar o inglês mais recomendado por professores e escolas.
Quem aqui ainda não conhece a história de “Peter Pan”? Esse conhecimento prévio da história e dos personagens fará com que você entenda o enredo, as palavras e expressões com mais facilidade.
Caso não saiba, a trama gira em torno de Peter Pan e a família Darling, a qual ele visita todas as noites. Entretanto, quando as crianças o avistam na janela e ele tenta fugir, acaba perdendo sua sombra. Quando volta para recuperá-la, conhece Wendy e a convida para ir a Terra do Nunca (Neverland). Este livro também tem como público alvo crianças, mas ainda é o favorito de muitos adultos.
“Shooting Star”, de Polly Sweetnam, é um livro indicado para quem quer começar a aprender inglês. Com páginas ilustradas e com CD para treinar o listening, você não deve encontrar muita dificuldade para entender o enredo.
A trama gira em torno de duas amigas que estão de férias em uma linda ilha. Entretanto, algo inesperado acontece e elas têm que lidar com todas as consequências daquilo. Espere frases curtas e pontuais, ideais em livros para treinar o inglês.
Pronto para um desafio um pouco maior? Com 50 páginas, “How to be an Alien” é indicado para alunos que já estão estudando inglês há mais tempo, mas ainda estão no nível básico para intermediário. Com ele, você vai adquirir muito vocabulário novo!
A história é uma comédia que mostra as diferenças entre os ingleses e os europeus de forma muito divertida. O autor vai falar de todas as coisas diferentes e esquisitas que os ingleses fazem, sempre com respeito e humor. Vale a pena ler antes de se aventurar em livros maiores e mais desafiadores.
Já assistiu “Clueless”? Bom, o filme foi baseado na trama do livro “Emma”, da famosa autora Jane Austen. O romance, que foi publicado em 1815, conta a história de uma jovem inglesa de classe alta que mora e cuida de seu pai em uma enorme propriedade afastada da cidade. Por isso, a moça cresceu longe de todos e a trama conta todas as mudanças que ela tem que enfrentar para conseguir a vida que sonhou.
Existem novas edições do livro, mas sua linguagem pode ser mais robusta e desafiadora. Assim, nós o recomendamos para alunos do nível intermediário para cima. Com aproximadamente 150 páginas, você aprenderá muitas expressões novas.
Agatha Christie tem diversos livros para treinar o inglês. “And Then There Were None” é provavelmente o mais famoso entre todos e, por isso, o mais recomendado.
Oito pessoas – sem nenhuma conexão aparente entre si – são convidadas a conhecer a famosa e badalada “Ilha do Soldado”. Ao chegar lá, são recepcionados por dois caseiros, marido e mulher. Entretanto, durante o jantar, as coisas mudam e eles precisam descobrir porque foram convidados para aquela mansão.
Assim, durante a trama, eles vão morrendo um a um e você, leitor, precisa descobrir quem está fazendo isso. Espere muito mistério e suspense da autora intitulada “Rainha do Crime”.
Mais um dos livros para treinar o inglês indicados para alunos do nível intermediário é “The Catcher in the Rye”. Traduzido no Brasil como “O Apanhador de Centeio”, esse clássico mundial conta a história de um jovem que é expulso da escola. Então, com dúvida se conta para os pais ou não, o garoto começa a debater o que quer fazer da vida.
O livro tem versão on-line gratuita, então você não terá problemas para encontrá-lo. Ele é um ótimo desafio para quem quer ampliar o vocabulário e praticar o inglês.
“Lord of the Flies” é mais um dos clássicos livros para treinar o inglês. O romance vencedor do Nobel de 1983 é uma leitura empolgante e intrigante. Seguindo um grupo de meninos britânicos presos em uma ilha desabitada, ele retrata a tentativa de se autogovernar.
Prepare-se para aprender muito e, se precisar, use os dicionários para consultar novas palavras. Como sempre, indicamos Cambridge e Collins.
Mais um de Jane Austen! Este clássico da escritora deve ser lido por alunos dos níveis pós-intermediário e avançado. Publicado em 1813, “Pride and Prejudice” conta a história de Elizabeth Bennet. Como ela precisa lidar com problemas relacionados à cultura, moral, educação e casamento, sua linguagem pode ser bem desafiadora e antiga para os leitores.
Mas não se assuste! É possível que já tenha assistido uma das várias adaptações do romance para a TV. Isso facilitará a leitura e entendimento da trama.
Romance vencedor do Pulitzer, “To Kill a Mockingbird” se tornou um clássico instantâneo da literatura americana. Por isso, ele não poderia ficar de fora da nossa lista de livros para treinar o inglês.
O livro fala sobre injustiça racial, a destruição da inocência e muitos outros temas mais pesados, então caso esses sejam temas sensíveis para você, evite. Caso contrário, essa será uma leitura muito desafiadora, mas muito emocionante.
“Rebecca”, recentemente adaptado pela Netflix, é um romance e thriller psicológico que entrega muita ação e suspense. O enredo trata sobre a história de uma jovem que fica obcecada com a primeira esposa de seu marido, já falecida.
Embora tenha uma linguagem complexa e desafiadora, falantes avançados e fluentes do inglês não devem ter muita dificuldade para entender a história.
“To the Lighthouse” é um dos livros para treinar o inglês mais difíceis que vamos indicar. O romance é ambientado na casa de verão dos Ramsay em Hebrides, na Ilha de Skye. Dividido em três partes, a autora aborda questões existencialistas e aplica uma linguagem mais complexa.
Por isso, é preciso que você tenha um bom repertório de palavras e expressões para entender o enredo. Mas, vale o desafio! Use os dicionários para procurar tudo aquilo que não sabe – só assim você ficará mais perto da fluência.
Esses são os 12 livros para treinar o inglês que indicamos para você! Temos opções para todos os níveis de conhecimento, então não tenha medo e se aventure com eles. Os livros são essenciais para dominar o reading e auxiliam muito no writing. Isso porque você terá contato com estruturas gramaticais o tempo todo, auxiliando na hora de escrever uma redação, por exemplo.
Na Times, sempre indicamos atividades extracurriculares, pois entendemos a importância que elas têm na formação de um conhecimento completo. Se quiser saber mais sobre os nossos cursos e metodologia, é só clicar aqui.
E não deixe de nos acompanhar no Instagram – sempre postamos dicas e conteúdos interessantes para quem deseja aprender inglês.
Confira mais 8 dicas de como praticar o reading a qualquer momento!