Você sabe como usar o Simple Past? Se ainda não aprendeu ou tem alguma dúvida, fique tranquilo! Temos algumas dicas que vão te ajudar!
Nós já te ensinamos a usar o Simple Present em um outro post. Agora, chegou a hora de aprender como usar o Simple Past! De forma bem resumida, o “Simple Past” é a forma mais simples de utilizar o passado em inglês. Então, se você ainda tem alguma dúvida, vamos explicar tudo certinho nesse blog!
O Simple Past é um tempo verbal do inglês utilizado para nos referirmos a situações e/ou fatos que já aconteceram e acabaram. Ou seja, são ações que tiveram início e fim no passado. No geral, esse tempo verbal é marcado por termos como “yesterday”, “last night”, etc. Mas eles também podem estar ocultos na frase por serem compreendidos pelo contexto.
A única coisa que você deve prestar atenção é nos verbos, que podem ser regulares ou irregulares. Primeiramente, vamos conferir as regras básicas desse tempo verbal.
Então, como usar o Simple Past da maneira correta? Ao contrário do que aprendemos no “Simple Present”, os verbos não mudam de acordo com o sujeito (só com o verbo irregular “be”).
Deve-se apenas seguir a estrutura: sujeito + verbo no passado + complemento.
Exemplos:
We studied last night.
Nós estudamos ontem à noite.
I went to the movies by myself.
Eu fui ao cinema sozinha.
Para frases negativas, usa-se o auxiliar “did not” (didn’t) e o verbo principal deve voltar para a sua forma do presente.
Exemplos:
Susan didn’t like the soup.
Susan não gostou da sopa.
They didn’t go for a run last night.
Eles não foram correr ontem à noite.
Para perguntas, também usamos o auxiliar “did” ou “didn’t”, e novamente o verbo volta ao normal.
Exemplos:
Did she like the gift?
Ela gostou do presente?
Didn’t you go out last night?
Você não saiu ontem à noite?
O que são os verbos regulares? São aqueles verbos que, no passado, deve-se adicionar “-ed” ao final.
Exemplos:
study → studied
like → liked
ask → asked
play → played
arrive → arrived
work → worked
Mas quando saber quando o verbo é regular ou irregular? Com muita prática! Existem várias tabelas para verbos irregulares e seus passados. Entretanto, no geral, é praticando que aprendemos a usá-los de forma natural. Por isso, faça muitos exercícios e estude inglês.
Vamos conferir exemplos em frases?
Marcus played soccer for hours yesterday.
Marcus jogou futebol durante horas ontem.
We decided to skip dinner last night.
Nós decidimos pular o jantar ontem à noite.
She asked me for my number!
Ela perguntou por meu telefone!
Se o verbo terminar em “e”, deve-se acrescentar “-d” no final:
lie → lied
agree → agreed
Se o verbo tiver apenas uma sílaba ou terminar em consoante-vogal-consoante, dobra-se a última consoante e adiciona-se “-ed”:
rob → robbed
plan → planned
Se terminar em “y” precedido por consoante, substitui-se o “y” por “-ied”:
study → studied
cry → cried
Se terminar em “y” precedido por vogal, acrescenta-se “-ed”:
play → played
stay → stayed
Então como usar o Simple Past com verbos irregulares? Como já dissemos, existem listas prontas com esses verbos, mas é importante que você aprenda e não apenas memorize. Assim, você se tornará fluente no inglês de forma muito mais natural e isso fará toda a diferença na hora de conversar com alguém.
Exemplos:
be → was / were
buy → bought
do → did
eat → ate
give → gave
know → knew
Mas, no geral, a construção das frases é a mesma que com os verbos regulares.
Exemplos:
Riley was happy to see me!
Riley estava feliz em me ver!
Emma bought a new house.
Emma comprou uma casa nova.
They ate five slices of pie!
Eles comeram cinco pedaços de torta!
Vamos praticar um pouco do que você aprendeu sobre como usar o Simple Past? O gabarito estará no final do texto!
Ficou claro como usar o Simple Past? Ele é o mais simples dos passados e você tem que entender bem quando e como usá-lo antes de estudar outros tempos verbais! Mas, como você pôde perceber, ele não é difícil de aprender! Apenas continue praticando e não deixe os passados irregulares te assustarem, ok?
A melhor forma de aprender inglês é com o auxílio de professores certificados! Eles vão te ajudar a entender o idioma, te passar exercícios e ainda tirar todas as suas dúvidas. Na Times Idiomas, todos os nossos cursos são lecionados por profissionais credenciados e com foco no desenvolvimento natural da língua. Então que tal saber um pouco mais sobre a nossa metodologia inovadora?
Estamos sempre dando dicas de inglês em nosso Instagram, então aproveite e nos siga por lá também! Agora, dê uma olhada nas diferenças entre “going to” e “will”.