Dominar a língua inglesa é uma forma de tornar suas experiências mais ricas. Por isso, separamos 10 dicas muito eficazes para aprender inglês mais rápido.
Falar inglês fluentemente é uma forma de transformar uma viagem internacional em uma experiência mais rica e conquistar as melhores vagas do mercado de trabalho. A boa notícia é que é possível aprender inglês mais rápido com pequenas alterações em sua rotina.
Então confira 10 dicas que vão te ajudar a turbinar o aprendizado! Prepare-se para aproveitar o que há de melhor no universo bilíngue!
A regra é clara: para aprender inglês, é preciso se dedicar muito, diariamente. Isso não significa que você precisa incluir 4 ou 5 horas de estudo em uma rotina que já é corrida. Porém, precisa praticar pelo menos 1 hora por dia, já que o contato frequente com o idioma acelera a assimilação.
Na hora de se organizar para estudar inglês, estabeleça metas compatíveis com sua realidade. Assim, você garante a sua motivação cada vez que cumprir uma delas. Se precisar de ajuda para fazer o planejamento, conte com a tecnologia, fazendo cronogramas e lembretes em planilhas e aplicativos, por exemplo.
E lembre-se: seu planejamento deve incluir atividades de todas as habilidades: listening (compreensão auditiva), reading (leitura), writing (escrita) e speaking (fala).
Ao viajar para o exterior ou realizar um intercâmbio mais longo é comum que o aprendizado aconteça mais rápido. Afinal, a necessidade de se fazer entender lá fora nos obriga a praticar, da ida ao supermercado ao transporte público.
Contudo, mesmo em solo brasileiro, é possível “simular” sua estadia fora do país. Para isso, é preciso pensar em inglês o tempo todo.
Algumas formas de fazer isso são:
Pense nisso como uma forma de se preparar para quando você realmente estiver em terras estrangeiras!
Você até pode continuar ouvindo músicas nacionais, mas é fato que precisará incluir músicas internacionais na playlist para aprender inglês mais rápido. Isso porque fazer da prática de inglês algo divertido facilita os estudos. E a melhor parte é que é possível estudar assim em qualquer lugar, até no caminho para o trabalho.
Vale lembrar apenas que, para realmente entender o que o artista canta, a música deve ser, preferencialmente, calma e sem altas interferências de instrumentos.
A leitura em inglês é indispensável, pois ajuda a absorver o idioma e a conhecer a gramática dentro de um contexto. Nessa etapa, tudo é válido: dos livros infantis e gibis repletos de ilustração (com palavras fáceis e associações simples na história), até os livros comuns.
Experimente também acessar sites de notícias internacionais, como os portais The New York Times e BBC. Revistas e páginas com temas do seu interesse também ajudam – e muito – no aprendizado.
Assistir a filmes em inglês é uma forma eficiente e divertida de aprender inglês mais rápido. Comece assistindo legendado em português e, com o passar do tempo, passe para a legenda em inglês. Por fim, veja os filmes sem legenda nenhuma. Se esse exercício for feito com os mesmos filmes em cada uma dessas etapas, melhor ainda.
Sem tempo para ver filmes? Não tem problema. A dica também vale para assistir séries (inclusive as de comédia, com episódios mais curtos). Tudo isso ajuda a ampliar o vocabulário mais rápido, além de fazer você a se acostumar com expressões no idioma.
Muitas pessoas têm medo de falar inglês, mas a verdade é que só se aprende falando. Conversas com nativos por meio de plataformas virtuais são válidas, mas conversar sozinho também tem pontos positivos.
Pratique em frente ao espelho e, se possível, grave pequenos trechos no celular, para ouvir a pronúncia depois e aprimorar seu speaking.
Você pode até não ter reparado, mas os pontos turísticos e até as placas das cidades são boas fontes de conteúdo em inglês aqui no Brasil. Então, nas horas de lazer, preste atenção a isso. Nos museus, por exemplo, há identificações das peças em português-inglês por toda a parte.
Nunca se teve tanto acesso ao conhecimento como agora com o surgimento da internet. Quando bem utilizada, essa ferramenta potencializa seu aprendizado de uma forma muito prática.
Além de acessar dicionários e sites em inglês, é uma boa ideia se inscrever em canais internacionais no Youtube. Dos tutoriais às receitas, os vídeos são uma forma dinâmica de aprender gradualmente sobre qualquer tema.
As dúvidas sempre vão existir ao longo do aprendizado, mas isso não pode te impedir de praticar. Faça perguntas para esclarecê-las e lembre-se: não tenha medo de errar.
Pode até parecer clichê, mas é assim que você vai aprender e, finalmente, acertar.
Métodos flexíveis para turbinar o conhecimento em um idioma são excelentes. Cursos de inglês para adultos, por exemplo, são construídos para que as pessoas consigam aliar o estudo à rotina atarefada.
Outra boa opção para quem quer aprender inglês mais rápido são os cursos intensivos de inglês, que, muitas vezes, também são voltados para o público adulto. A grande vantagem é que esse tipo de formação pode ser concluída em até um mês, condensando todo o conteúdo de um curso regular em pequenos módulos.
Curtiu as nossas dicas para aprender inglês mais rápido? Então acelere o idioma agora mesmo! Conheça a Times Idiomas!