Vai tirar a sua certificação em inglês, mas ainda não sabe como estudar para o TOEFL? Então confira o nosso guia completo, repleto de dicas para você.
Como estudar para o TOEFL? Essa é uma pergunta comum entre as pessoas que precisam dessa certificação. Seja para estudos ou para trabalho, a forma de treinar deve ser a mesma, pois o teste terá o mesmo formato.
A prova tem duração de 4 horas e conta com 120 perguntas. Por isso, a preparação deve ser feita pensando em obter os melhores resultados para você. Se quiser saber um pouco mais sobre o TOEFL, nós já explicamos tudo neste post.
Pensando nisso, separamos algumas dicas e estratégias para te ajudar a conseguir a pontuação necessária na primeira tentativa. Afinal, o exame não é barato.
Assim como para qualquer prova, é necessário que você desenhe um plano de estudos. O ideal é que você anote tudo que deve ser abordado e dedique pelo menos uma hora por dia. Faça esse esquema da forma que achar melhor para você: pode estudar apenas uma habilidade por dia ou estudar tópicos para praticar tudo de uma vez.
Se ainda não sabe como estudar para TOEFL, temos mais dicas abaixo!
Prepare-se para ler textos extensos na hora da prova. Com tempo máximo delimitado, você terá que ser capaz de ler parágrafos inteiros e interpretá-los para responder as questões.
Por isso, conheça bastante vocabulário e tempos verbais. Tente também ler livros e artigos de jornais em inglês. Isso vai te acostumar a ler muitas palavras de uma só vez. Se quiser, pode também tentar cronometrar seu tempo de leitura para melhorá-lo aos poucos.
Nessa seção, você basicamente terá que ouvir um áudio gravado e responder perguntas sobre o que foi falado. Tente estudar os mais diversos sotaques, pois com certeza eles serão variados nas gravações.
Aqui, além dos exercícios, você também pode praticar no dia a dia assistindo a séries e filmes em inglês, ou música e podcasts. Temos um post com mais dicas aqui.
No speaking, você deverá responder a perguntas ou contar sobre algum evento. Tudo, claro, será gravado para análise posterior e você não pode regravar. Se você não gosta muito de falar em inglês, ou tem vergonha, treine falando em frente ao espelho ou com algum amigo.
Sua pronúncia e formação de frases coerentes e gramaticalmente corretas serão avaliadas. Por isso, estude bastante os tempos verbais e pronúncias de palavras comuns que têm dificuldade. Como sempre, recomendamos o Cambridge e Collins para praticar.
Também temos um post com mais dicas aqui.
Essa é a seção mais temida pela maioria dos estudantes. Aqui, você terá que escrever 2 textos: um resumo de ideias apresentadas e uma redação argumentativa. Existem muitas formas de treinar: com o material da sua escola de idiomas, transcrevendo vídeos para textos em inglês e escrevendo redações.
Mas, além disso, recomendamos acessar o site do ETS e ler as “redações exemplo” que eles têm disponíveis. Isso é essencial para você entender o modelo de escrita deles, o qual difere do nosso.
Precisa de mais dicas de como estudar para o TOEFL? Então é muito importante que você separe um tempo do seu estudo para focar em gramática. Em todas as seções você terá que provar que sabe construir frases coerentes. Você não precisa, necessariamente, de um vocabulário amplo. Porém, deve saber trabalhar muito bem com o que conhece.
Estude bastante como formar frases e pratique escrevendo pequenos textos e simulando conversas. Dessa forma, você consegue treinar essas duas habilidades e ainda estudar gramática e tempos verbais.
Não tem como estudar para o TOEFL sem focar no que tem mais dificuldade. Consegue compreender o idioma com clareza, mas não consegue se expressar muito bem? Dedique mais tempo para praticar o speaking do que o listening. É capaz de compreender um texto longo facilmente, mas não sabe como escrever uma redação em inglês? Foque mais no writing e menos no reading.
De forma alguma recomendamos não estudar uma das habilidades, mesmo que tenha muita facilidade com ela. O TOEFL é uma prova difícil e deve ser levada a sério. Sendo assim, você deve ser capaz de priorizar aquilo que não se sente tão seguro, mas sem ignorar o resto.
Uma outra forma de como estudar para o TOEFL é fazendo uma prova teste no site do ETS. Esse simulado vai te preparar para os mais diversos tipos de questões que podem estar presentes no seu teste. Além disso, é uma ótima forma de ver, na prática, a estrutura do exame por completo.
Você pode fazer sua prova teste clicando neste link.
Agora você já sabe como estudar para o TOEFL. Mas como será no dia da prova?
O exame tem duração de, aproximadamente, 3 horas e meia e abordará suas 4 habilidades. A ordem das perguntas é: reading, listening, speaking e writing. Durante o tempo do teste, você não terá acesso a seus objetos pessoais, que ficarão guardados pelo centro aplicador.
Você também terá disponível papéis de rascunho, que serão muito úteis durante todas as seções. Neles, você pode anotar tudo o que quiser sobre as perguntas feitas e áudios escutados. Não esqueça de levar um lápis e caneta com envolto transparente.
Depois, você será levado por um dos responsáveis até o seu computador. Na primeira tela, todas as suas informações estarão disponíveis e você deve checá-las e confirmá-las. Feito isso, o teste começará e todas as seções terão instruções antes de iniciar. Leia com atenção! A todo momento, você terá um cronômetro no seu computador para que monitore quanto tempo resta para aquela seção.
Na sala, também haverá uma pessoa responsável monitorando a prova. Ele/a não pode responder suas dúvidas sobre o teste, mas pode te ajudar caso tenha algum problema com o computador.
Ao final, você pode escolher entre confirmar sua pontuação ou cancelar. Se você cancelar, não será reembolsado e não poderá refazer o teste no mesmo dia. Por isso, preste muita atenção.
Você pode saber ainda mais detalhes sobre o dia da prova assistindo a esse vídeo.
A prova não permite atrasos. Por isso, escolha bem o seu local de prova e chegue com antecedência para se apresentar aos responsáveis. Recomendamos pelo menos 30 minutos para fazer o “check-in”.
Também leve todos os documentos necessários, pois sem eles você não será admitido para fazer o TOEFL, nem será reembolsado.
O documento deve:
• ser original – cópias/xerox não serão aceitas;
• ser emitido pelo governo e emitido pelo país do qual é cidadão;
• estar válido no dia da prova;
• incluir o seu nome completo, igual ao da sua inscrição no ETS;
• ter uma fotografia recente;
• constar sua assinatura.
Você terá um intervalo durante o teste. Leve um lanche que seja rápido de consumir e que te sustente até o final. Lembrando que a prova dura cerca de 3 horas e meia.
Se você fizer tudo isso, a sua ansiedade e estresse na hora de fazer a prova vão diminuir. Se deixar tudo separado, isso será uma preocupação a menos.
E aí, gostou do nosso guia completo de como estudar para o TOEFL? A Times é um centro aplicador certificado e proporcionamos todo o conforto necessário para que você encare essa prova de cabeça erguida. Também temos um curso intensivo que vai te ajudar bastante a se preparar para o teste.
Agora que já ficou claro como estudar para o TOEFL, aproveite e confira o que são os phrasal verbs e como usá-los da maneira correta!