A conversação é essencial quando se aprende qualquer língua. Mas como treinar o speaking em inglês? Confira agora nossas dicas!
Muitos estudantes consideram a habilidade de conversação da língua inglesa como uma das mais difíceis de se aprender. Isso faz sentido, pois depende de um bom entendimento também do listening e reading. Mas, assim como tudo no idioma, tem como treinar o speaking em inglês sim!
Nós separamos algumas dicas que podem te ajudar muito a melhorar essa habilidade. Mas lembre-se: é preciso muita dedicação e paciência para atingir a fluência total no idioma.
Você sabe o que são os tongue twisters? E como treinar o speaking em inglês com eles? Eles são equivalentes aos nossos trava-línguas e são muito divertidos. Eles são ótimos para praticar a língua, pois costumam ajudar na pronúncia de palavras difíceis.
Os tongue twisters, normalmente, forçam a pessoa a repetir alguns sons muito parecidos várias vezes. Isso faz com que você se acostume com aquela palavra de maneira mais natural. Desta forma, quando encontrar alguma dessas palavras em um texto, não pensará duas vezes antes de falar da forma correta.
Alguns trava-línguas são:
– She sells seashells by the seashore.
– How much wood would a woodchuck chuck, if a woodchuck could chuck wood?
– If two witches would watch two watches, which witch would watch which watch?
– Betty Botter bought some butter. But she said the butter’s bitter. If I put it in my batter, it will make my batter bitter.
Nós já te contamos como praticar inglês com músicas, certo? Pois também é possível praticar o speaking com canções! Tem duas formas de praticar e elas acontecem ao mesmo tempo: ouvindo a pronúncia do cantor e cantando alto em inglês.
Pois é! Ao ouvir as músicas na língua inglesa, seja durante o trabalho ou fazendo exercícios, você vai se acostumando com a pronúncia de algumas palavras. E isso é muito bom, pois você escuta uma pessoa nativa falando o idioma.
Já no banho, chegou a sua hora de dar um show! Coloque as suas canções favoritas e cante bem alto mesmo, nada de vergonha! Assim, você consegue praticar as letras e tem várias chances até acertar a forma correta de falar alguma palavra.
Essa dica segue o mesmo princípio da anterior em termos de como treinar o speaking em inglês. Assistindo a séries, filmes e vídeos no YouTube, prefira deixar o áudio sempre na língua inglesa e, se der, desligue as legendas. Se não der, não tem problema, mas prefira a legenda em inglês também.
Ao escutar o áudio original, você vai ouvir como as palavras devem ser pronunciadas e também aprender termos novos. Se precisar, anote e pesquise mais tarde seus significados. A diferença aqui é que você vai ouvir as frases em um contexto ou diálogo, diferentemente do que acontece com músicas, por exemplo. As duas práticas são importantes e devem ser aplicadas no seu dia a dia.
Está estudando para a sua aula da Times? Então tente ler os exercícios e textos em voz alta! Assim, você sabe que está lendo um texto correto e tudo que você precisa se preocupar é em ler e pronunciar as palavras. E se tiver alguma dúvida, já deixe anotado para perguntar a um de nossos professores certificados.
Mas essa dica vale para qualquer leitura que seja em inglês: livros, artigos, posts em redes sociais… Tente ler textos em inglês em voz alta sempre que puder. Você pratica o reading e o speaking de uma vez só.
A forma mais óbvia de como treinar o speaking em inglês é praticando sempre que tiver uma oportunidade. Seja seguindo nossas dicas anteriores, engajando nas aulas de conversação ou falando com nativos quando puder.
Isso porque nenhuma habilidade melhora sem prática. E pode ser um pouquinho por dia se a sua rotina for muito corrida, ok? O importante é tentar aproveitar todas as chances que tiver de falar inglês. E não tenha medo de errar também, isso é normal e natural em qualquer processo de aprendizado.
Já pensou em se gravar falando inglês? Você pode fazer estilo podcast e usar só áudio ou então bem blogueira e fazer um vídeo. O importante aqui é você conseguir se escutar falando inglês sem nenhuma interrupção ou som que atrapalhe a sua concentração. Assim, você consegue focar na sua pronúncia das palavras e entender onde precisa melhorar e, consequentemente, praticar mais.
Muitos alunos não gostam de seguir os passos anteriores com medo de terem um sotaque muito forte. Mas não se preocupe com isso!
Primeiro, que é normal ter um certo sotaque quando falamos outra língua, principalmente em processo de aprendizagem. Depois, com prática, a sua pronúncia vai melhorando até que o seu sotaque fique muito fraco ou então desapareça.
Entretanto, lembre-se: é normal ter sotaque ao falar inglês e não há motivos para ter vergonha ou medo de conversar!
Viu que existem várias maneiras de como treinar o speaking em inglês? Não é preciso seguir todas as nossas dicas, mas tente inserir pelo menos umas três na sua rotina de estudos para alcançar a fluência na conversação mais rapidamente.
Aqui na Times Idiomas, todos os cursos e aulas são focadas em desenvolver o speaking. Isso porque entendemos que ele é uma parte essencial de um aprendizado completo do idioma. Apostamos também num desenvolvimento natural dessa habilidade e por isso oferecemos aulas especiais e extras toda semana.
Saiba mais sobre os nossos cursos acessando o nosso site!
Curtiu as nossas dicas de como treinar o speaking em inglês? Então aproveite para conferir como aprender o idioma mais rapidamente!