Você sabe qual é o melhor método para aprender inglês? Nós te explicamos como funciona a flipped classroom e porque ela é a melhor!
Você sabe o que é e como funciona a flipped classroom? Resumidamente, a “aula invertida” (em sua tradução literal) é inverter a ordem de ensinar por parte dos professores e de aprender por parte dos estudantes.
Não entendeu? Pode ficar tranquilo, pois vamos te explicar certinho como essa metodologia funciona, como ajuda milhares de estudantes a aprender o idioma com mais facilidade e ultimamente, porque esse é o melhor método para aprender inglês.
O que é e como funciona a flipped classroom.
A flipped classroom vai inverter o que o aluno aprende primeiro e como ele entrará em contato com esse material. Neste método, o professor fala o tema a ser aprendido na próxima aula, mas sem ensiná-lo. Depois, quando tiver tempo, o aluno deve pesquisar mais sobre o assunto.
É claro que o professor seleciona algumas fontes seguras para estudo, como o material didático e fontes extras. Mas o estudante tem também a liberdade de pesquisar links externos, como vídeos e podcasts sobre o tema e se engajar ainda mais.
Assim, todos os alunos já chegam à sala de aula com o mínimo de conhecimento sobre o conteúdo. Isso gera, naturalmente, mais interesse durante as aulas e mais interação entre os estudantes e o professor.
Agora que você já sabe como funciona a flipped classroom, precisa entender porque é o melhor método para aprender inglês, sendo vantajoso para os alunos e professores.
Como neste método os alunos já vão preparados para a aula, eles interagem mais com o professor. Os alunos que encontram dificuldade com o tópico costumam perguntar mais e tirar as dúvidas. Já os que tiveram facilidade, aproveitam o tempo para se aprofundarem ainda mais naquele assunto. Assim, existe uma discussão constante durante a aula.
A falta de tempo é um dos fatores mais comuns que impede as pessoas de aprenderem o inglês. Essa metodologia garante que cada aluno acesse o conteúdo quando for conveniente e quando quiser – mesmo após acabar a aula. O tempo em sala de aula também é otimizado e focado em discussões, dúvidas dos estudantes e aprofundamento do conteúdo.
Na flipped classroom, o professor e os alunos têm participação igual na aprendizagem. O professor é colocado aqui como um mentor e mediador dos estudos e conhecimento dos estudantes e, muitas vezes, aprende com os diferentes pontos de vista levantados em sala de aula.
Para aproveitar todos os benefícios dessa metodologia, os alunos precisam ter muita motivação. Por isso, acabam desenvolvendo habilidades essenciais de autogestão, autonomia e responsabilidade para estudar o conteúdo com antecedência.
A Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, também decidiu apostar nesse modelo de ensino. Em comparação com estudantes de ensino tradicional, comprovaram por meio de estudos que os alunos da flipped classroom tiveram um ganho de 79% em aprendizagem
Além dessa renomada escola, outras universidades e países desenvolvidos apostam nesta metodologia. Alguns exemplos são Stanford, MIT e Duke University, bem como países como o Canadá, França, Austrália e Irlanda.
A flipped classroom é eficiente, pois ela proporciona igualdade aos alunos e professores, pedindo um nível semelhante de dedicação aos estudos de ambas as partes.
Por isso, a Times Idiomas aposta nessa metodologia comprovadamente eficiente em suas salas de aula. Assim, as escolas garantem que os professores consigam focar nas dificuldades dos alunos individualmente, superando-as sem maiores problemas. Ao mesmo tempo, eles conseguem se aprofundar nos assuntos importantes com mais assertividade e efetividade.
Ficou claro o que é e como funciona a flipped classroom, e por que é o melhor método para aprender inglês? Mas, é preciso apontar que essa metodologia precisa de preparação para ser aplicada.
A Times Idiomas investiu muito tempo e recursos aperfeiçoando e adaptando esse método para os seus livros e instruindo os professores sobre a maneira correta de abordar as aulas. E tudo isso foi cuidadosamente pensado para que os alunos conseguissem adquirir a fluência no inglês mais rapidamente e com qualidade no ensino.
Curtiu esse texto? Então entenda de uma vez por todas a importância do inglês para o futuro.
E se você aprendeu como funciona a flipped classroom e quer saber mais sobre os nossos cursos, basta clicar aqui e conferir agora mesmo!