Quantas palavras em inglês você conhece? E quantas frases utilizando essas palavras, em diferentes contextos, você consegue formar com facilidade?
Aprender inglês é um exercício diário e exige muita dedicação. Desenvolver o vocabulário, então, pode ser um grande desafio, afinal, é com base nisso que você aprimora a conversação e a escrita em outro idioma.
Mas você sabia que é possível aumentar o vocabulário em inglês rapidamente, mesmo com pouco tempo disponível em meio à correria do dia a dia?
Listamos 11 dicas para você começar a fazer isso agora. Confira!
O uso de flashcards já é uma técnica de aprendizado conhecida entre a maioria das pessoas. E o método também pode ser colocado em prática por quem quer aprender inglês rapidamente.
Basta fazer cartões de memorização, com uma imagem relacionada à frase em inglês. Embora algumas pessoas utilizem apenas a associação entre palavras e figuras nesse exercício, a forma mais eficiente de trabalhar com flashcards é utilizar frases inteiras.
Desse modo, você já associa a imagem a algo com um contexto muito mais completo. Em um nível iniciante, é possível incluir frases do cotidiano e suas respectivas representações, como "Wash the dishes" e "Read a book".
A tecnologia é uma grande aliada para seguir essa dica, afinal, há muitos aplicativos com flashcards personalizáveis ou prontos para usar e, assim, aprender inglês de forma muito prática!
A leitura é uma ferramenta muito potente para acumular conhecimento. E deve ser utilizada constantemente por quem quer aumentar o vocabulário em inglês.
Todo tipo de texto é válido para aprender, dos mais curtos (como notícias em sites do exterior), aos mais longos, publicados em revistas com temas de seu interesse.
Outra dica é assinar newsletters de portais e publicações de fora do Brasil que sejam do seu interesse, assim os textos chegam direto no seu e-mail. Livros são uma fonte ainda mais rica de informações, especialmente para quem busca um desafio maior e é fã de literatura estrangeira.
A melhor parte é que ler em inglês é prazeroso e pode se tornar parte da sua rotina facilmente, seja no celular, a caminho do trabalho ou universidade, ou antes de dormir.
Séries de língua inglesa são uma excelente forma de aumentar o vocabulário e se divertir ao mesmo tempo. Mas, mesmo para aprender inglês rapidamente, é necessário fazer da atividade algo progressivo.
Comece vendo séries com episódios mais curtos, primeiro com legenda em português, depois em inglês e, por fim, sem legenda nenhuma. Assim você se adapta aos diálogos em cada situação aos poucos.
Quer uma dica do que assistir? How I met your mother e Friends estão entre as séries mais populares entre quem decide estudar inglês, pois tratam de temas do dia a dia e, como bônus, contêm muitas expressões e gírias famosas no idioma.
Se você já gosta de assistir filmes com a legenda em português, já é um bom começo. Mas para expandir o vocabulário de verdade, é preciso ir além. Ou seja, vendo os filmes em inglês sem nenhuma legenda como apoio!
Assim como no caso das séries, não é necessário fazer essa mudança radical de uma hora para outra. Experimente deixar o áudio e as legendas em inglês e, gradualmente, comece a assistir apenas com o áudio no idioma. Essa tática é uma boa ideia especialmente para filmes que você já viu e conhece as falas, e longas-metragens com enredo simples e sem ruídos em meio aos diálogos, como animações e obras de comédia ou drama.
Você pode até não entender algumas palavras a princípio, porém, com o passar do tempo, vai se acostumar com os diálogos entre os personagens, e entender as frases devido ao contexto.
Independentemente de suas preferências em questão de estilo musical, na hora de estudar inglês, o que importa é ouvir cantores e bandas internacionais. Mas a regra de evitar ruídos também vale aqui, já que, para quem está aprendendo, isso pode atrapalhar.
Músicas com ritmo mais lento, em que a fala da pessoa é clara e pausada, também ajudam a formar um vocabulário mais extenso.
Assim como a leitura, estudar inglês por meio das músicas tem a vantagem de se encaixar perfeitamente na rotina, em qualquer lugar que você esteja.
Dessa vez o foco é no writing. Por meio de frases curtas, crie uma espécie de diário e escreva como foi seu dia, o que fez, o que comeu, como está se sentindo, etc.
Se precisar, utilize o dicionário para tirar uma dúvida ou outra. Mas dê preferência ao dicionário monolíngue, ou seja, apenas em inglês, para que entenda o significado da palavra com uma explicação no próprio idioma.
Não há dúvidas de que aprender inglês de uma forma prazerosa faz toda a diferença. Por isso, jogos online, videogames ou mesmo jogos no celular fazem parte dessa dica.
Com esse passatempo em inglês, você não aprende a língua apenas por meio das regras e orientações, mas também, em muitos casos, com os diálogos dos personagens.
Com as palavras que for aprendendo com as atividades de listening, já entendendo o contexto, comece a criar suas próprias frases. Não precisa ser algo extenso, basta se lembrar de incluir o termo na sentença e, assim, ir memorizando o conteúdo.
Esse exercício tem um duplo benefício: além de te ajudar a ampliar o vocabulário em inglês, te mantém atualizado sobre as novidades em sua área profissional. Hoje, há uma série de cursos e palestras específicas para determinados mercados que podem ser acessados online.
Mesmo se você ainda estiver na faculdade, ou fora do mercado de trabalho, a atividade ainda é válida, já que estudar inglês aprendendo sobre um tema que nos interessa é muito mais eficaz! E, ainda, faz com que você seja um profissional mais completo e disputado entre aqueles que concorrem à vaga.
Que tal viver como se estivesse no exterior, mesmo sem sair de casa, com todas as ferramentas tecnológicas em inglês? Troque o idioma padrão do e-mail, do celular e das redes sociais.
Parece pouco, mas isso ajuda você a se acostumar com os termos, conectando-os a sua função no serviço.
A era digital trouxe inúmeras vantagens para estudar inglês e, uma das principais, é a possibilidade de conversar com pessoas de qualquer lugar do mundo. Assim, para aumentar ainda mais seu vocabulário, usando frases novas em situações diferentes todos os dias, converse em inglês com nativos do idioma.
Além de fazer amizade com pessoas que possuem uma cultura totalmente diferente, você vai enriquecer seus conhecimentos em expressões e abreviações no idioma, o que pode ser útil inclusive em um futuro intercâmbio!
Quer mais dicas para se tornar fluente em inglês? Siga nossas redes sociais!