

Image of smart young woman in glasses, student carries her notebooks and planners, points left with thinking face, making choice, deciding on smth, white background.
Entenda como usar os pronomes reflexivos em inglês corretamente, veja exemplos práticos e evite erros comuns de tradução.
Os pronomes reflexivos são uma construção gramatical que costuma gerar dúvidas em muitos estudantes de inglês, especialmente porque nem sempre funcionam exatamente como em português.
Hoje, você vai entender tudo sobre eles, incluindo o que são, quais são eles e como usá-los corretamente.
Os reflexive pronouns são usados quando o sujeito e o objeto da frase são os mesmos. Em outras palavras, a ação “volta” pra quem a pratica.
Em português, usamos expressões como “me”, “se”, “consigo”. Já em inglês, os pronomes reflexivos terminam em -self (singular) ou -selves (plural). Por exemplo:
She talks to herself out loud sometimes.
(Às vezes, ela fala consigo mesma em voz alta.)
Confira os principais pronomes reflexivos e com qual pronome cada um é utilizado:
Esse é o uso mais comum. Por exemplo:
Os pronomes reflexivos também podem ser usados pra reforçar que aquele determinado sujeito realizou a ação. Por exemplo:
Quando um pronome reflexivo em inglês vier precedido pela palavra by, a expressão toma o sentido de fazer algo sozinho/sem ajuda.
Um erro comum é usar pronomes reflexivos em inglês da mesma forma que em português. Nem todo verbo reflexivo em português exige um pronome reflexivo em inglês, como por exemplo:
Por isso, é importante ficar atento às regras específicas de cada verbo, e não traduzir palavra por palavra do português literalmente.
Os pronomes reflexivos em inglês são mais simples do que parecem quando você entende sua lógica. Por isso, não se esqueça de praticar! Você pode tentar criar novas frases com eles, ou prestar atenção no contexto quando encontrá-los em um livro ou no diálogo de um filme.
Logo eles se tornarão uma parte natural do seu vocabulário, e você estará um passo mais perto da fluência!