Vamos entender, de uma vez por todas, como usar a voz passiva em inglês! Vem que nós vamos te explicar tudo e você vai ver como não é difícil.
Se você está estudando inglês, provavelmente já ouviu falar da passive voice. Talvez tenha até se assustado um pouco com o conceito, achando que era algo complicado ou que só aparece em textos formais e acadêmicos. Mas a verdade é que a voz passiva está por toda parte, e o melhor, ela não é complicada como você imagina!
Hoje vamos te explicar de um jeito bem simples o que é a voz passiva, como ela funciona e, o mais importante, quando vale a pena usá-la e quando é melhor evitá-la. Então, vem descomplicar esse assunto!
Antes de tudo, vamos pensar em como construímos frases no dia a dia. Normalmente, seguimos a estrutura sujeito + verbo + complemento, certo? Essa é a famosa voz ativa, na qual a ênfase está na pessoa ou coisa que realiza a ação.
Agora, imagine que o mais importante da frase não seja quem fez algo, mas sim o que aconteceu. É aí que entra a voz passiva. Por exemplo:
Someone stole my bike.
Alguém roubou minha bicicleta.
Podemos dar mais ênfase ao fato de que a bicicleta foi roubada e dizer:
My bike was stolen.
Minha bicicleta foi roubada.
Percebeu a diferença? Na primeira frase, o foco está em “alguém” (quem roubou a bicicleta). Já na segunda, o que importa é o que aconteceu com a bicicleta. Pretty easy, right?
Agora que você entendeu o conceito, vamos ver como estruturar frases na voz passiva. A regra geral é esta aqui:
Parece complicado, mas não é! Vamos ver na prática como isso funciona em diferentes tempos verbais:
Basicamente, você só precisa identificar em qual tempo verbal a frase está e usar o verbo “to be” conjugado corretamente, seguido do particípio passado do verbo principal.
Você pode estar se perguntando: “Tá, mas quando eu realmente preciso usar a voz passiva?”. A resposta é: depende do contexto! Ela é bastante útil quando queremos dar mais importância à ação ou ao objeto da ação, sem precisar especificar quem a realizou. Por exemplo, em notícias, textos acadêmicos e instruções.
Apesar de ser útil, a voz passiva pode deixar o texto mais pesado e impessoal, principalmente nas comunicações do dia a dia. Em muitos casos, a voz ativa é mais natural e direta, o que faz dela uma melhor opção em relação à voz passiva.
A voz passiva pode parecer assustadora no começo, mas, depois que você entende a lógica por trás dela, tudo fica mais simples. O segredo é saber quando usá-la para dar mais ênfase à ação e quando evitá-la para deixar sua comunicação mais clara e objetiva.
Agora que você já domina esse assunto, que tal começar a reparar na voz passiva nos textos que você lê em inglês? Quanto mais você treinar, mais natural vai ficar!
Se você gostou dessa dica, aproveita e já venha conferir outros posts que podem te interessar:
20 palavras parecidas em inglês que podem te confundir
Inglês básico: conheça as partes da casa em inglês
Feeling hungry? Aprenda vocabulário sobre comida em inglês
Na Times Idiomas, você aprende o inglês da vida real, com foco em conversação. Faça uma aula semanal focada em conteúdos de gramática e, depois, agende quantas aulas a mais desejar, praticando o idioma com filmes, músicas e aulas temáticas sobre cultura pop e curiosidades.
👉🏻 Tudo isso sendo acompanhado por um teacher especialista e SEMPRE AO VIVO! Curtiu? Deixe o seu contato e conheça mais sobre o nosso método que torna você fluente em 18 meses.