Confira habilidades pessoais e competências técnicas que são essenciais para você se destacar no mercado de trabalho!
Você já se perguntou quais as habilidades essenciais para se destacar profissionalmente? Muito mais do que diplomas e cursos de aperfeiçoamento, é necessário também estar focado em aprimorar as competências comportamentais que podem enriquecer sua performance. E você sabia que o inglês pode te ajudar nisso? Nós te contamos tudo sobre esse tema neste blogpost! Acompanhe!
É claro que o primeiro item dessa lista seria a forma como você se comunica com os seus pares no ambiente de trabalho. Empresas valorizam (muito!) os colaboradores que são capazes de se expressar e criar diálogos positivos.
Ter essa característica bem desenvolvida significa que você é capaz de compartilhar suas ideias, trazer insights que enriquecem um debate e ainda criar laços com as pessoas ao seu redor. Por isso, não deixe de trabalhar sua forma de se comunicar, sempre prezando pela objetividade e pela clareza da sua mensagem.
A liderança não é uma característica restrita aos cargos superiores. Pelo contrário! Ser um líder significa extrair o melhor das pessoas à sua volta! Dessa maneira, você se torna capaz de envolver e motivar todos ao seu redor, entendendo o papel de cada um em um processo ou em um projeto que esteja em desenvolvimento.
A longo prazo, pessoas que são capazes de inspirar todos ao seu redor, delegando tarefas e construindo em conjunto, têm maior possibilidade de crescimento profissional. Afinal de contas, esse traço tem uma relação extremamente forte com independência e também com a inteligência emocional – pontos que são interessantes para a carreira corporativa.
Se engana quem pensa que a criatividade não é um “músculo” que deve ser continuamente trabalhado e exercitado! Pensar de forma criativa é outra característica que pode diferenciar sua performance no ambiente profissional. Em grande parte, porque pessoas criativas têm maior facilidade em trazer ideias inovadoras e propostas que solucionem dores antigas da empresa ou de seus clientes.
Sendo assim, você se torna alguém capaz de avaliar riscos, pesquisar por referências e traçar projetos ou metas que imaginam além do que já existe. Como resultado, é possível fazer grandes contribuições, o que ainda indica uma adaptabilidade extremamente positiva!
A verdade é que não construímos nada sozinhos! Nossa experiência no universo profissional está diretamente relacionada à nossa capacidade de construir em conjunto. Receber feedbacks, aprimorar ideais, debater sobre melhorias e soluções, tudo pode ser enriquecido quando sabemos ouvir e colaborar.
Por essa razão, é primordial saber conduzir um processo ou projeto coletivamente, sempre reconhecendo a importância de alcançar suas metas pessoais – e a forma como elas contribuem para o sucesso de todo o time!
E por fim, não poderíamos deixar de citar a flexibilidade como uma das características profissionais mais importantes para o mercado. De maneira geral, ela está muito ligada à capacidade de lidar com imprevistos e situações que fogem aos padrões, mantendo a calma!
Mais que isso, ressalta sua habilidade de improvisar e de lidar com pessoas ou opiniões diferentes das suas. É claro, sempre respeitando a todos e transformando essas diferenças em uma fonte de novas referências!
Não é novidade que o inglês é, de fato, uma habilidade essencial para o mercado de trabalho contemporâneo. No entanto, você sabia que o processo de aprendizado desse novo idioma pode dar aquela forcinha no desenvolvimento das competências citadas acima?
Aprender inglês te incentiva diretamente a melhorar suas habilidades de comunicação. Não só porque você aprende a se comunicar em um novo idioma, mas também porque você será constantemente desafiado a falar, ouvir, escrever e ler.
Além disso, você precisará extrair de si mesmo o seu melhor, mantendo o foco em seus objetivos! Essa situação está diretamente relacionada à sua inteligência emocional e à sua capacidade em liderar a si mesmo em meio a essa jornada.
E não podemos deixar de citar como a língua inglesa coloca você em contato com novos filmes, livros, séries, estudos e diversos outros conteúdos culturais. Como resultado, você ganha maior repertório, o que contribui diretamente para sua criatividade!
Por fim, não podemos esquecer como o aprendizado de um idioma é uma via de mão dupla. Logo, as aulas são resultado da sua colaboração direta com o seu teacher ou com os demais alunos da sua turma. E a forma como você será continuamente desafiado e exposto a novas situações te coloca em contato com sua habilidade de ser flexível!
Nosso curso de inglês oferece um aprendizado dinâmico, colocando você no centro do processo de aprendizado. Baseado na metodologia “sala de aula invertida”, proposta por Harvard, você estuda em casa, com exercícios práticos.
Dessa forma, ao entrar na sala, você estará preparado para aperfeiçoar seus conhecimentos, solucionar dúvidas e praticar ainda mais com o seu professor AO VIVO!
Aqui na Times, acreditamos na imersão em inglês! Por isso, nossos alunos podem agendar quantas aulas desejarem, sem nenhum tipo de custo adicional. Como resultado, você entra em contato com o idioma o máximo de vezes possível, acelerando significativamente a fluência em inglês!
👉🏻 Quer saber mais? Clique aqui e cadastre-se para receber o contato do nosso time de atendimento.