Veja como seus personagens favoritos podem te ajudar a aprender inglês com séries, diversificando os estudos.
Bora aprender inglês com séries? Esse é um jeito simples e divertido de incluir a língua inglesa na sua rotina! Ou até mesmo uma alternativa bacana pra diversificar seus estudos em um dia que precise daquele UP. Veja abaixo algumas dicas essenciais para incluir essa ideia na sua rotina de estudos.
As sitcoms são séries de comédia pautadas na vida cotidiana, com personagens fixos e novos plots a cada episódio! Um exemplo é a querida série Friends, na qual acompanhamos um grupo de amigos vivendo diversas situações da vida adulta. Outras opções de títulos são Modern Family, Brooklyn Nine-Nine e The Office.
Ao escolher um TV show como esse, você acompanhará situações corriqueiras (e engraçadas), com termos bastante usados na rotina. É uma boa opção para começar a acompanhar séries em inglês, sobretudo se essa é uma ideia nova pra você!
Depois de escolher a série que você irá assistir, lembre-se de colocar o áudio original em inglês. Se você está estudando o idioma há pouco tempo, vale ainda manter as legendas em português. O importante é estar sempre atento à pronúncia e às traduções das falas.
Caso seu nível já seja intermediário ou avançado, o ideal é seguir com as legendas em inglês! Assim, você vai poder acompanhar diferentes sotaques e ritmos de fala, além de ampliar ainda mais seu repertório com novos termos e expressões. E se rolar alguma dúvida, a palavra dita estará escrita na tela para você acompanhar. 😉
Outra dica bacana para quem ainda se sente inseguro é apostar em séries que você gostou e assistiu anteriormente. Mesmo com o áudio e as legendas em inglês, você estará assistindo uma história que conhece! Ou seja, já está familiarizado com os personagens e as situações que acontecerão, tornando esse exercício mais tranquilo nesse primeiro momento.
Viu uma cena em específico e sentiu dificuldade de compreendê-la? Use-a como referência para estudar mais a fundo! Transcreva trechos do áudio em questão e observe as estruturas gramaticais presentes. Procure o significado de palavras que você não conhece ou anote para tirar as dúvidas com o seu teacher na próxima aula!
O importante é analisar a cena e “desconstruí-la” até você entender o que está sendo dito. Assim, poderá continuar acompanhando a história numa boa e com mais repertório!
Essa dica tem muito a ver com a anterior! Não deixe de anotar as expressões e os diferentes termos que você descobre enquanto assiste a um episódio. Podem ser phrasal verbs, idioms e até palavras soltas. O importante é tentar compreender o sentido deles analisando o contexto da cena e, depois, validar a informação ao consultar um bom dicionário.
Por último, mas não menos importante: lembre-se de que a série escolhida influencia diretamente as estruturas gramaticais, sotaques e situações que você assistirá.
A série Grey’s Anatomy, por exemplo, tem muitos termos relacionados à medicina. Já The Crown é uma série histórica, com sotaque britânico bastante marcado e estruturas mais complexas. Outro exemplo é Outlander, série que mistura termos em irlandês, um sotaque beeem carregado e expressões usadas no passado. Então, escolha com sabedoria!
Anotou todas as dicas? A criatividade pode ser uma grande amiga e te ajudar a deixar os estudos mais divertidos! O importante é seguir entrando em contato com o idioma e aumentando o seu repertório.
Se você curtiu essas dicas, já confere outras sugestões que podem fazer a diferença nos seus estudos:
12 expressões em inglês para você usar no dia a dia
5 livros do BookTok para ler em inglês durante as férias
Que tal aprender inglês com aulas ao vivo e ilimitadas? Na Times, você ainda escolhe entre as modalidades presencial ou a distância. Solicite contato e saiba mais.