Praticar inglês parece uma tarefa árdua para muitas pessoas. Boa parte delas imagina que se trata de estudar as regras gramaticais, decorar verbos irregulares, repetir incansavelmente a pronúncia de certas palavras ou treinar diálogos robóticos que pouco agregam a situações reais.
Na realidade, embora o estudo formal seja importante, a melhor maneira de aprender inglês e assimilar o conteúdo é utilizando-o em situações reais que façam parte do cotidiano. Além de mais eficiente, o aprendizado também se torna muito mais divertido, pois ocorre naturalmente.
Confira a seguir 5 dicas para praticar o seu inglês no dia a dia!
Você gosta de acompanhar as notícias pela manhã ou está sempre com um livro na mão? Então, uma boa maneira de praticar inglês é aliando este hábito ao novo idioma. Acesse portais de notícias internacionais ou busque por livros na língua inglesa. Isso vai ajudar a desenvolver sua compreensão de textos e também expandir seu vocabulário.
Lembre-se de adequar a dificuldade da leitura ao seu nível de domínio da língua inglesa. Comece com textos mais curtos e simples, sem muitos vocabulários técnicos. Dê preferência aos temas que você já domina. Aos poucos, vá expandindo para leituras mais complexas e livros completos!
Outra maneira muito eficiente para forçar seu cérebro a assimilar conteúdo em inglês é configurando os apps que você mais usa e os aparelhos eletrônicos para o idioma estrangeiro. Assim, você estará introduzindo uma pequena dose da língua inglesa em seus hábitos diários, com vocabulário ligado a situações reais que você enfrenta cotidianamente.
Provavelmente você já até passou por isso em algum momento e, talvez, nem tenha se dado conta! É assim que assimilamos palavras como “start”, “login”, “play”, “stop”, “setup” e tantas outras.
Segundo o Target Group Index, da Kantar IBOPE, o brasileiro passa de cinco a seis horas por dia vendo TV. Então, que tal transformar esse hábito em prática do inglês?
Assistir a filmes e séries na língua original é um bom início. Se você ainda tem alguma dificuldade para acompanhar desta forma, tente adicionar legendas em inglês. Fique atento se o que está lendo condiz com aquilo que você é capaz de compreender das falas. Com o tempo, sua capacidade de entender os diálogos, expressões e até o sotaque vai se desenvolver muito e você poderá acompanhar aos programas sem nenhum tipo de transcrição!
Praticamente todo mundo ouve algum tipo de música internacional, até porque elas ocupam boa parte da programação das rádios por aqui. E aprender a cantar suas músicas favoritas também é uma forma de praticar inglês!
Além de treinar a pronúncia das palavras, ao aprender uma música em inglês você passa a se interessar mais pelo seu significado. Buscar a tradução de uma letra muitas vezes nos faz expandir o vocabulário conhecido, bem como a interpretação. Você também pode treinar sua compreensão tentando “tirar a letra de ouvido”, o que é muito bom para o desenvolvimento da habilidade de escuta em inglês.
Os jogos eletrônicos são grandes colaboradores para a difusão e ensino do inglês. Quem curte vídeo games há mais tempo, sabe que décadas atrás a maioria dos títulos estava disponível apenas em inglês. Tal fato forçava os jogadores a aprenderem certos termos “na marra”. Hoje, boa parte dos principais jogos estão disponíveis com dublagem e/ou tradução, mas ainda é possível configurá-los para o inglês (lembre-se das dicas anteriores).
Mais recentemente, com a expansão dos jogos online, também é possível se conectar a pessoas do mundo todo, o que garante a possibilidade de treinar sua habilidade de conversação. E o melhor de tudo: você pratica inglês enquanto se diverte!
A Times Idiomas sabe que aprender inglês não pode ser algo maçante, tedioso, que desmotive os alunos. Por isso, desenvolvemos um método exclusivo de ensino, focado na interação dos alunos, de modo que as aulas são muito mais interativas e o aprendizado eficiente.
Em apenas 18 meses, nossos alunos saem falando inglês fluente! Quer saber mais? Clique aqui e confira.